Estados Unidos anunciam novo pacote militar de 370 milhões de euros a Kiev
Os Estados Unidos anunciaram, esta terça-feira, um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia avaliado em 400 milhões de dólares (cerca de 370 milhões de euros), no qual estão incluídos munições, equipamento militar e armas, numa altura em que o secretário da Defesa americano, Lloyd Austin, está de visita a Kiev.
Washington vai enviar munições para lançadores de foguetes HIMARS, munições de artilharia de 155 e 105 milímetros, veículos blindados M113, mísseis TOW, mísseis AT-4, suporte para comunicações via satélite, munições para armas tripuladas, armas pequenas, granadas e equipamento de treino, equipamentos de demolição e peças de reposição, manutenção e outros equipamentos auxiliares e de campo.
“Os EUA estão empenhados em apoiar a Ucrânia com o equipamento de que necessita para fortalecer a sua posição no campo de batalha, defender-se contra a agressão brutal do Kremlin e garantir uma paz justa e duradoura”, refere o comunicado do Departamento de Estado dos EUA.
Por seu turno, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que agradeceu a Austin pelo pacote militar, apresentou as prioridades de defesa “mais importantes”, incluindo capacidades de defesa aérea, preparativos para o inverno e expansão do uso de armas de longo alcance.
Today, I welcomed U.S. @SecDef Lloyd Austin in Kyiv. I thanked him for a new defense assistance package for Ukraine worth $400 million that includes ammunition, military equipment, and weaponry.
During the meeting we discussed critical defense priorities, including Ukraine’s air… pic.twitter.com/j0O1LEO5lZ
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) October 21, 2024