Estado ucraniano assume controlo de empresas “estrategicamente importantes”

O Estado ucraniano decidiu assumir o controlo de várias empresas consideradas de importância estratégica para ajudar no esforço de guerra, incluindo a produtora de hidrocarbonetos Ukrnafta e a construtora aeronáutica Motor Sich, anunciou hoje o Governo.

“Foi tomada a decisão de expropriar os bens de empresas estrategicamente importantes para os levar à propriedade do Estado”, declarou o secretário do Conselho de Segurança ucraniano, Oleksiy Danilov, numa conferência de imprensa.

“Após o levantamento da lei marcial, estes bens podem ser devolvidos aos seus proprietários ou o seu valor pode ser reembolsado”, detalhou.

Além da Motor Sich e da Ukrnafta, o Estado assume também o controlo da Zaporozhtransformator, uma empresa especializada na produção de reatores, da fabricante de camiões AvtoKraz e da empresa de refinação de petróleo Ukrtatnafta.

“Os ativos destas cinco empresas serão geridos pelo Ministério da Defesa para responder às necessidades urgentes das forças armadas. Isto é, para fornecer combustível e lubrificantes, reparar equipamento militar e armas”, disse o ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov.

O primeiro-ministro, Denis Chmygal, sublinhou que as empresas visadas produzem “produtos essenciais para as necessidades da defesa e das forças armadas, bem como para o setor energético”.

“Estas empresas devem operar 24 horas por dia para efeitos de defesa do Estado”, defendeu o chefe do Governo.

Desde o início da invasão russa, a 24 de fevereiro, a Ucrânia tem estado altamente dependente do fornecimento de armas pelos países ocidentais e do apoio financeiro dos Estados Unidos e da União Europeia.

Ler Mais