Estado investe milhares de euros em novela da SIC para promover região de Leiria

A câmara municipal de Leiria vai pagar 100 mil euros, mais IVA, para promover a marca do concelho na novela da SIC “Nazaré”, avança o Jornal de Negócios.

O contrato celebrado com a produtora da telenovela “Nazaré” – assinado no dia 4 de outubro e publicado esta semana no portal Base – determina que a produtora SP Televisão compromete-se a promover “a marca ‘Leiria’ na novela que está a ser transmitida pelo canal SIC Generalista nos termos definidos na Parte II – Cláusulas Técnicas do Caderno de Encargos” do contrato.

O documento não divulga pormenores sobre o contrato. Informa apenas sobre as condições de pagamento: “50% logo que seja comunicada pela SP o início da emissão da novela, previsto para o início de setembro de 2019; 50% logo que seja comunicada pela SP que já foram emitidos metade dos episódios previstos, o que estima suceder em fevereiro de 2020”.

Este não é caso único. Recorde-se que em setembro, o Público noticiou que a Ordem dos Enfermeiros pagou 36 mil euros, mais IVA, para ter uma personagem enfermeira na mesma telenovela, para “valorizar a profissão aos olhos da sociedade”.

Segundo o jornal, a mesma novela permitiu também à SIC encaixar 12 mil euros da Direcção-Geral da Saúde (DGS), que viu nela “uma forma de promover a literacia em saúde”.

A técnica chama-se soft sponsoring e é uma alternativa à publicidade tradicional. Contactada pelo Público, a SIC admite que esta é “uma prática usual na indústria do audiovisual” e esclarece que estes contratos estão regulados “através da legislação nacional e europeia”.

Já no início deste ano, soube-se que a EMEL (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa) iria patrocinar a personagem de um fiscal na novela Alma e Coração, também da SIC. O objectivo da empresa era “criar maior proximidade com as pessoas, dando-lhes a conhecer o trabalho dos fiscais”.

Entre 2010 e 2011, a Plural (da Media Capital, dona da TVI) também celebrou contratos com os municípios de Coruche (31.428 euros), de Viseu (45.000 euros) e de Albufeira (125.000 euros) para “promoção” dos municípios “em novela da TVI”. No caso de Albufeira, sabe-se que foi para a gravação da novela Mar de Paixão, que contou com algumas cenas gravadas na Herdade dos Salgados.

Ler Mais





Comentários
Loading...