Estado de saúde de Navalny continua a melhorar. Líder da oposição russa já sai da cama
O principal líder da oposição russa, Alexei Navalny, recentemente envenenado, foi retirado da ventilação e já consegue sair da cama, informou esta segunda-feira o hospital Charité, em Berlim, onde Navalny está a ser tratado.
“O estado de saúde de Alexei Navalny continua a melhorar. O paciente foi removido com sucesso da ventilação mecânica. Está actualmente a ser mobilizado e é capaz de sair da cama por curtos períodos de tempo”, escreveu o hospital no Twitter.
🇬🇧 The condition of Alexei #Navalny continues to improve. The patient has been successfully removed from mechanical ventilation. He is currently undergoing mobilization and is able to leave his bed for short periods of time. Press release: https://t.co/4z4hMJ5ap0
— Charité – Universitätsmedizin Berlin (@ChariteBerlin) September 14, 2020
Recorde-se que Navalny adoeceu subitamente num voo da Sibéria, a 20 de Agosto. Os testes, apurados por médicos alemães, mostraram posteriormente que tinha sido envenenado com um agente nervoso Novichok, confirmando a suspeita de envenenamento.
Este agente neurotóxico, da altura soviética, foi utilizado inclusive para tentar matar o espião russo Sergei Skripal, há dois anos.
O principal opositor do Presidente russo Vladimir Putin foi transferido para o hospital Charité, na capital alemã, e já se encontrava fora de coma, medicamento induzido, desde dia 7 de Setembro.
A sua equipa alega que foi envenenado por ordem de Putin, no entanto, o Kremlin (sede do Governo russo) continua a negar qualquer envolvimento.
Nas eleições locais, este domingo, Vladimir Putin perdeu a maioria em Tomsk, na Sibéria, onde Navalny foi envenenado.