Esta reconhecida marca passou anos sem conseguir vender máquinas fotográficas, e agora não tem mãos a medir devido a sucesso no TikTok

Durante anos, a Fujifilm afastou-se do seu legado de câmaras fotográficas para se concentrar no setor de saúde. No entanto, as suas câmaras digitais X100, com design retro, tornaram-se um sucesso estrondoso graças à popularidade no TikTok, impulsionando significativamente os lucros da empresa.

A câmara X100V é particularmente popular entre jovens na faixa dos 20 anos que apreciam a sua estética e funcionalidades avançadas. A procura é tão alta que a Fujifilm enfrenta dificuldades para dar resposta aos pedidos. “Descobrimos que os pedidos excederam em muito a nossa previsão”, disse Yujiro Igarashi, Administrador da Fujifilm. “Mesmo com a produção duplicada, ainda estamos aquém”, revela a ‘Reuters’.

No ano fiscal encerrado em março, a divisão de imagem da Fujifilm, que inclui as câmaras, foi a maior contribuinte para o lucro recorde da empresa, representando 37% do lucro operacional, um aumento significativo em comparação aos 27% do ano anterior.

Fundada há 90 anos, a Fujifilm superou a Kodak em vendas de filmes em 2001, mas logo enfrentou o declínio da indústria cinematográfica com o advento das câmaras digitais em telemóveis. Para sobreviver, a empresa diversificou para o setor de saúde, mas manteve suas câmaras, reduzindo empregos e transferindo a produção para a China.

Com o aumento das viagens pós-pandemia, a procura por câmaras disparou, e influenciadores transformaram a X100 num símbolo de status. “A série X100 é um acessório de moda e uma ótima câmara”, disse Benjamin Lee, influenciador com mais de 600 mil seguidores no TikTok.

Câmaras X100 usadas são vendidas por preços elevados em sites de leilões, e a longa espera pode direcionar clientes para concorrentes como Canon e Ricoh.

Ler Mais