Esta plataforma identifica os melhores mercados para exportação
Radar de Mercados Internacionais, assim se chama a plataforma que a PortugalFoods está a lançar de modo a apoiar as empresas do sector agro-alimentar no processo de internacionalização. Esta nova ferramenta promete identificar os mercados prioritários para cada produtor, levando em consideração as respectivas ambições e necessidades.
Segundo a PortugalFoods, entidade agregadora do ecossistema agro-alimentar nacional, o Radar de Mercados Internacionais será disponibilizado online e gratuitamente. Ao todo, reúne informações sobre 55 geografias, nomeadamente dados populacionais, PIB, histórico de importações e distância.
«As empresas entram na plataforma, escolhem que segmento de produto querem analisar, registam os aspectos que mais valorizam, desde o risco que estão dispostos a correr aos valores importados pelos mercados, entre outros tópicos, e, com base nessas preferências, a plataforma automaticamente identifica quais os mercados prioritários», explica Amândio Santos, presidente da PortugalFoods.
O mesmo responsável sublinha que a informação fornecida é totalmente personalizada e poderá ajudar cada empresa a perceber para onde devem canalizar os seus esforços. Desta forma, aumenta a probabilidade de sucesso dos negócios. O lançamento da plataforma está marcado para o próximo dia 26, no Palacete Viscondes de Balsemão, no Porto.