“Esta não é a mesma proposta”: Israel acusa Hamas de aceitar “versão suavizada” de um cessar-fogo

As autoridades israelitas está a avaliar a resposta à aceitação por parte do Hamas do acordo de cessar-fogo proposto pelo Egito e Qatar, mas deverá rejeitar: de acordo com o ‘Canal 12 israelita’, citado pela publicação ‘The Times of Israel’, Telavive disse que “esta não é a mesma proposta” de um acordo que Israel e Egito acertaram há 10 dias, e que serviu de base para todas as negociações indiretas desde então.

Segundo Telavive, o Hamas aceitou uma “versão suavizada” de uma proposta egípcia que Israel não aprova, salientou a agência ‘Reuters’: de acordo com o responsável, o anúncio do Hamas sobre o acordo aceite parece ser um “ardil” para fazer parecer que Israel está a recusar o acordo de cessar-fogo.

Israel tem rejeitado repetidamente o fim da guerra como parte de um acordo de reféns, insistindo em vez disso que retomará os combates assim que o acordo for implementado, de acordo com os seus duplos objetivos de guerra: devolver os reféns e destruir as forças armadas e militares do Hamas.

De acordo com o ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, a aceitação ostensiva de um cessar-fogo pelo Hamas é um truque. “Há apenas uma resposta aos truques e jogos do Hamas – uma ordem imediata para conquistar Rafah, aumentar a pressão militar e continuar a esmagar o Hamas até que seja totalmente derrotado”, garantiu.

O quadro mais recente, que Israel ajudou a elaborar mas com o qual não concordou totalmente, exige a libertação de entre 20 e 33 reféns durante várias semanas em troca de um cessar-fogo temporário de 40 dias.

Apela também à libertação dos prisioneiros palestinianos, seguida do que fontes descreveram como a “restauração da calma sustentável”, durante a qual os restantes reféns, os soldados israelitas cativos e os corpos dos reféns seriam trocados por mais prisioneiros palestinianos.

O plano de cessar-fogo contempla três passos:

– a libertação de 33 reféns, em troca da libertação de centenas de terroristas
– Um cessar-fogo de mais de um mês
– Retirada das forças IDF do Corredor Netzer
– Aumentar a ajuda humanitária

Segundo nível

– Libertação de soldados e homens, em troca da libertação de terroristas graves com longas penas de prisão
– Continuar o cessar-fogo por mais de um mês

Terceiro nível

– Libertação de corpos do reféns detidos em Gaza
– Retirada total das FDI da Faixa de Gaz

Hamas diz que aceita proposta de cessar-fogo apresentada pelo Egito e Qatar

Ler Mais