Esta empresa diz-lhe quanto vale a sua casa (de graça)

Indicar o código postal é o primeiro passo para descobrir quanto vale a sua casa. A Urbiwise é uma plataforma online que permite conhecer o valor de imóveis a partir de alguns dados, recorrendo a Inteligência Artificial para a realização dos cálculos necessários. Não é uma agência imobiliária mas é neste meio que se move, até porque quer funcionar como facilitador de venda, compra e arrendamento de casas.

Segundo adianta o Dinheiro Vivo, a Urbiwise tem como alvo o consumidor comum mas também as imobiliárias, bancos, seguradoras, fundos de investimento ou utilities. No fundo, qualquer entidade que possa beneficiar do tipo de análise de dados que disponibiliza.

No caso do consumidor comum, a plataforma permite saber, sem custos associados, quanto vale o metro quadrado de uma casa. A informação é de livre acesso para vendedores, compradores, senhorios ou arrendatários.

Em entrevista à mesma publicação, Pedro André Martins, CEO da Urbiwise, explica que é possível conhecer o valor do metro quadrado sem fazer registo no site, mas alerta que este passo oferece mais informações – a valorização do imóvel nos últimos meses ou o número de casas à venda na mesma zona, por exemplo. A Urbiwise indica também aspectos relacionados com a segurança do bairro, quanto tempo demora a chegar ao trabalho, quais as escolhas e hospitais nas redondezas, entre outros.

Actualmente, a base de dados da Urbiwise – lançada esta semana – conta com seis milhões de moradas e 650 mil casas. Os dados são anónimos, recolhidos ao longo dos últimos anos a partir, sobretudo, de fontes públicas, incluindo portais de imobiliário e Google.

Mas se os dados são disponibilizados gratuitamente aos consumidores, como é que a Urbiwise ganha dinheiro? O modelo de negócio passa pela venda de informação a outras empresas. Rankings, padrões em zonas de interesse e relatórios personalizados são alguns dos produtos vendidos pela companhia, consoante o tipo de cliente.

«Com os algoritmos fazemos análise preditiva, para prever quantas casas serão vendidas numa determinada rua, ou quais as zonas com mais poder de compra. Isto é útil para empresas de serviços saberem onde devem actuar. São informações que nunca ninguém trabalhou desta forma. Somos uma espécie de Bloomberg do imobiliário», aponta Pedro André Martins ao Dinheiro Vivo.

Ler Mais





Comentários
Loading...