Está a ser testada uma estrada em “asfalto plástico”

Ao misturar garrafas de plástico recicladas com asfalto mastigado, o novo processo torna o pavimento 100% reutilizável e dura até oito a 13 vezes mais do que uma estrada tradicional.

Em breve, uma rua no centro de Los Angeles será reformada, mas a estrada não será a estrada de asfalto a que estamos habituados. Em vez disso, será coberto com um material feito, em parte, de garrafas plásticas recicladas, avança a Fast Company. O plástico é a chave para um novo processo de pavimentação de ruas: pela primeira vez, a cidade poderá triturar a estrada existente e reciclá-la totalmente no local, usando o plástico para tornar o pavimento mais forte.

“Novos materiais sintéticos vão transformar o mercado global de construção ou reabilitação de estradas e permitirão que as estradas sejam 100% recicladas”, diz Sean Weaver, presidente da TechniSoil Industrial, empresa que projectou o novo processo, afirma em entrevista à Fast Company. “Esse sempre foi o santo graal do mercado de construção de estradas – pode reciclar 100% da superfície superior da estrada, triturá-la e colocá-la de volta no chão, e ser tão durável quanto a original estrada de asfalto mista.”

A empresa passou os últimos anos a desenvolver o novo sistema, que utiliza plástico PET reciclado, o material usado em garrafas de água plásticas, para substituir o betume – um lodo restante do petróleo usado para manter o asfalto unido. O sistema usa uma máquina chamada “comboio de reciclagem” que tritura os primeiros centímetros de uma rua, envia o material para uma unidade na parte de trás que esmaga o asfalto para um tamanho específico e depois o mistura com plástico líquido. “É basicamente um processo contínuo, em que o comboio percorre a estrada e depois a estrada finalizada sai pela extremidade”, diz Weaver.

O equipamento básico de reciclagem já existia, mas, no passado, só era possível reciclar camadas inferiores da estrada e não a superfície superior, porque a reciclagem do material fazia com que perdesse resistência. Mas o uso de plástico torna a estrada ainda mais forte do que era inicialmente. Em testes de laboratório, a empresa calculou que as estradas podem durar oito a 13 vezes mais do que uma estrada padrão.

Também todo o processo é melhor para o meio ambiente, uma vez que reutiliza materiais. Se observar a pegada de carbono total da construção de uma estrada, diz Weaver, há uma redução de 90% nas emissões, devido à reutilização de materiais e ao facto de que o processo pode acontecer à temperatura ambiente. “Com uma estrada tradicional, a cada milha de pista, tem que moer 42 camiões em resíduos e transportá-los para longe e trazer 42 novos camiões de novo asfalto misto quente”, diz. “Eliminamos 84 camiões de transporte”. É também uma maneira de fazer uso de uma abundância de resíduos de plástico. “Temos uma quantidade enorme de plástico de polietileno por aí que não sabemos o que fazer.” O processo da TechniSoil é único, já que também recicla o próprio asfalto.

Em alguns casos, pode custar menos do que a pavimentação tradicional e, como a estrada também durará mais, as cidades economizarão a longo prazo. A cidade de Los Angeles testará o material em duas estradas em Dezembro – um piloto que levará um ou dois anos de estudo -, poderá expandir o uso do processo em estradas muito percorridas por toda a área, incluindo em ruas no porto de Los Angeles. A TechniSoil, que testou o processo em todos os climas, também planeia expandir para outras cidades, de acordo com a Fast Company.

 

Photo @TechniSoil Industrial

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