Está a pensar em investir em criptomoedas? Bitcoin a caminho de “ano histórico” com especialistas a apontarem para os 200 mil dólares
Novos dados apontam de o ano de 2024 pode assistir a um escalar da valorização da criptomoeda mais valiosa e popular do mercado, a Bitcoin.
Uma análise da fintech britânica Finder, baseada em previsões de preços de 40 especialistas da indústria de criptografia sobre o desempenho esperado do Bitcoin até 2030, revela que a Bitcoin deve atingir atinja um novo recorde de 88 mil dólares (82 mil euros) ao longo do ano, antes de se cifrar nos cerca de 77 mil dólares no final de 2024.
Alguns especialistas apontam ainda que a criptomoeda pode chegar aos 200 mil dólares ainda este ano.
Para além disso, os especialistas apontam que a moeda deve continuar a subir para 122.688 dólares até 2025 e depois 366.935 dólares até 2030.
E o que poderia dar um impulso ao Bitcoin em 2024? Mais de metade dos especialistas entrevistados pelo Finder esperavam que o preço aumentasse após o chamado “halving” da Bitcoin, em abril de 2024.
O “halving” ocorre a cada quatro anos, quando a quantidade de Bitcoins oferecidas como recompensa aos mineradores é reduzida à metade. Isto mantém um limite no fornecimento de Bitcoin e muitas vezes é um fator por trás de uma nova alta.
O estudo mostra que pouco menos da metade dos 40 entrevistados (47%) acreditam que a Bitcoin atingirá um novo recorde histórico seis meses após o halving.
Para além disso, o preço poderá ainda ser mais impulsionado assim que a Reserva Federal norte-americana reduza as taxa de juro.
Daniel Polotsky, fundador e presidente da CoinFlip, disse que “embora o topo absoluto do mercado altista, estimado entre 150 mil e 250 mil dólares possa estar no horizonte para 2025, alguns dos eventos acima também criarão valor sustentável de longo prazo para a Bitcoin”.
Por outro lado, John Hawkins, professor da Universidade de Camberra, acredita que a Bitcoin ainda é pouco mais do que uma bolha especulativa. “Se os novos ETFs Bitcoin forem populares, poderá haver um aumento temporário de preços. Mas, a médio e longo prazo, ainda considero a Bitcoin uma bolha especulativa”.
Nota: Estas informações não constituem aconselhamento financeiro. Faça sempre a sua própria pesquisa e invista por sua própria conta e risco.