Especialista preocupado com pandemia nos EUA alerta: “partes do país estão a arder”

Anthony Fauci, um dos principais imunologistas e responsáveis pelo combate à covid-19 nos Estados Unidos, diz que algumas partes do EUA estão “em chamas” no que toca ao surto de coronavírus.

Numa entrevista à agência Reuters esta quarta-feira, o correspondente da Casa Branca Jeff Mason perguntou a Fauci se achava que a pandemia estava sob controlo. A questão surge depois de Trump ter afirmado esta segunda-feira que, nos EUA, a pandemia estava “tão sob controlo como podia estar”.

Na semana passada, o país registou uma média de 56.966 casos por dia – uma diminuição de 14% em relação às duas semanas anteriores, de acordo com o The New York Times. Os Estados Unidos já chegaram a registar cerca de 70.000 casos por dia em várias ocasiões.

Sem mencionar estados específicos, Fauci disse que os EUA são um grande país e, nesse sentido, “podem escolher-se algumas partes que parecem estar bem e dizer que está sob controlo, mas também podem escolher-se outras partes do país que estão ‘a arder’. Não existem 70.000 casos por dia quando está tudo bem”, alertou.

Fauci, que também é director do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecto-contagiosas dos EUA, disse que algumas áreas conseguiram conter o vírus seguindo certos passos. Nomeadamente, o uso de máscara por parte dos residentes, o distanciamento social, a higiene e desinfecção das mãos. O imunologista recordou ainda que espaços exteriores são sempre “mais seguros e melhores” do que os interiores.

Fauci apontou ainda o Arizona como um estado capaz de resolver casos, ao fazer “aquelas coisas simples” que mencionou. O Arizona respondeu a um pico de novos casos anulando reaberturas – bares, discotecas, e parques aquáticos encerraram durante 30 dias.

De acordo com a Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos são o país com mais casos confirmados, com 4,8 milhões do total de 18,8 milhões. O país é também o que contabiliza mais mortes, com mais de 158.000 de mais de 707.700 em todo o mundo.

Ler Mais





Comentários
Loading...