Especialista dos EUA avisa: “Se Rússia usar armas nucleares contra a Nato, 45 milhões de russos serão vaporizados numa hora”

As tensões entre os aliados da Nato e Moscovo continuam a aumentar desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, com ameaças de conflito nuclear proferidas por Vladimir Putin em diversas ocasiões a ganharem novos contornos.

Segundo Jake Broe, ex-oficial de Operações de Armas Nucleares e Mísseis na Força Aérea dos EUA, alertou que este tipo de armamento norte-americano poderia “vaporizar” 45 milhões de russos numa hora. “As armas existem para serem usadas. Temos nossos próprios princípios”, afirmou nas redes sociais.

Em fevereiro, Putin também utilizou o seu discurso sobre o Estado da Nação para advertir que a Rússia poderia usar suas armas nucleares. “[O Ocidente] deve perceber que também temos armas que podem atingir alvos nos seus territórios. Tudo isto realmente coloca a ameaça um conflito com o uso de armas nucleares e a destruição da civilização. Será que ele não percebem?”, questionou o Presidente russo.

Oficiais ocidentais confirmaram nesta semana que a Rússia transferiu armas nucleares para a vizinha Bielorrússia, que tem fornecido apoio a Putin durante a sua guerra com a Ucrânia.

Numa publicação na rede social X, Jake Brow continuou: “Se a Rússia usar uma arma nuclear contra um país da Nato, então isto é o que acontecerá na Rússia em resposta: “Cerca de 45 milhões de russos serão vaporizados na primeira hora. Não sobrará muita vida para os outros 100 milhões.”

Putin alertou nesta semana que a Rússia está pronta para usar o seu arsenal de armas nucleares se os EUA enviarem tropas para a Ucrânia. “Além de (o presidente dos EUA Joe) Biden, há bastantes outros especialistas na esfera das relações russo-americanas e do controlo estratégico. Então, não acredito que tudo se vá precipitar a partir daqui, mas estamos prontos para isso”, assegurou o líder russo.

As declarações preocupantes de líderes tanto dos EUA quanto da Rússia aumentam o clima de tensão no cenário geopolítico internacional, com o risco de um conflito nuclear que poderia ter consequências catastróficas para a humanidade.

Ler Mais





Comentários
Loading...