Espanha: Repsol cria selo de eficiência energética para o setor da restauração
O Guía Repsol, desenvolvido com o objetivo de valorizar projetos sustentáveis que defendam o respeito pelo meio ambiente e eficiência energética, criou o certificado ‘Cozinha Eficiente e Sustentável’, segundo o ‘Cinco Días’. A certificação, que é única em Espanha, foi apresentada esta quarta-feira no congresso Madrid Fusión 2021.
Com esta iniciativa, a empresa energética coloca o seu conhecimento ao serviço da restauração, com o propósito de criar soluções para a transição energética, avaliando, aconselhando e certificando a eficiência energética e o grau de sustentabilidade ambiental dos espaços.
Trata-se de um processo simples e personalizado para cada restaurante e que pode ser solicitado por qualquer estabelecimento em Espanha, permitindo a um avaliador realizar uma auditoria in loco acerca da situação em termos de eficiência energética e sustentabilidade.
Os estabelecimentos irão receber, durante o processo, várias propostas de melhoria.
No final, a Aenor avaliará a conformidade de todo o processo e garantirá o rigor e a qualidade do certificado.
Para obter a certificação, há uma série de requisitos que devem ser atendidos e que a Aenor validará após a implementação. Cada um dos restaurantes será avaliado com base em critérios como o desempenho energético, a eficiência energética das instalações, a medição e redução das emissões, a utilização de fontes renováveis de energia, a mobilidade elétrica, a sensibilização e a formação, a gestão e uso eficiente da água, a medição, reaproveitamento e valorização de resíduos, o desperdício de alimentos, juntamente com a utilização de produtos locais, ecológicos ou de origem garantida.