Espanha prepara-se para nova DANA esta semana: chuvas torrenciais podem afetar sul do país

Espanha prepara-se para um novo fenómeno DANA esta semana: de acordo com a Agência Meteorológica do Estado (Aemet), a depressão pode voltar a afetar a zona do Mediterrâneo ou o sul da Península Ibérica a partir desta quarta-feira – e deverá durar até sábado.

De acordo com a previsão dos meteorologistas, uma nova DANA poderá afetar a península a partir do norte da Europa, o que vai conduzir a uma descida generalizada das temperaturas e a possibilidade de novas chuvas torrenciais: embora ainda envolta em grande incerteza quanto à sua posição, é expectável que se mantenha até dia 16 e vá afetar, mais uma vez, a zona mediterrânica, especialmente no arquipélago das Baleares.

A partir desta quarta-feira, a situação deve tornar-se mais crítica, com a chuva a espalhar-se por boa parte da península e sob a forma de neve nos sistemas montanhosos: a Aemet espera que as chuvas sejam muito mais intensas e persistentes nas Ilhas Baleares e na costa do Mediterrâneo.

Assim, será especialmente a norte do Cabo La Nao (a sul de Valência) num primeiro momento e, mais tarde, no norte da Comunidade Valenciana e nas costas da Catalunha. Também haverá chuva na costa mediterrânica andaluza, embora com menor probabilidade. Nessas áreas, poderiam acumular-se cerca de 80-100 litros ao longo de toda a DANA mesmo localmente mais de 200 litros. Não está excluída a possibilidade de ocorrência de precipitações fortes e persistentes em partes de Múrcia, no Mar Cantábrico e no centro da península. É provável que a partir de sábado as chuvas comecem a perder intensidade na zona do Mediterrâneo.

Além das chuvas, os registos desta semana também serão mais frios do que o normal em toda a metade oriental da península e nas Ilhas Baleares. É verdade que não se prevê frio intenso, mas mesmo assim os termómetros poderão descer até três graus, situação que terminará com a passagem da DANA no fim de semana, quando se prevê que as temperaturas voltem a subir com a chegada do ar quente do África.






Comentários
Loading...