Espanha: Lojas da Inditex cobram pelo menos 10 cêntimos por saco. Grupo quer incentivar clientes a reutilizar
As lojas das marcas do grupo Inditex – Zara, Pull & Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho, Zara Home e Uterqüe – vão começar a cobrar pelos sacos a partir da próxima segunda-feira em Espanha, uma medida que já foi implementada em Portugal no dia 1 de julho, de acordo com o ‘El Economista’.
A medida insere-se na estratégia ambiental do grupo, com os recursos gerados a serem canalizados para projetos ambientais de organizações com as quais a Inditex colabora regularmente.
Em declarações à ‘EFE’, a empresa confirmou que não se trata de uma medida de redução de custos através da cobrança de serviços.
A multinacional pretende alargar a medida a todos os mercados da empresa, que já começou a ser implementada na Áustria, Suíça, Bélgica e Alemanha, com os preços praticados a dependerem de cada marca do grupo.
Em Portugal, as lojas da Inditex passaram a cobrar pelos sacos depois de o Governo português ter avançado com uma lei em julho que decreta a proibição da disponibilização gratuita de sacos nas caixas dos estabelecimentos comerciais.
A Inditex garante que com esta estratégia tenta “incentivar os clientes a reutilizar”.