Espanha assume amanhã presidência rotativa do Conselho dos 27: Governo de Pedro Sánchez pode não terminar mandato

Espanha assume, este sábado, a presidência rotativa do Conselho da União Europeia – é exercida em regime rotativo pelos Estados-Membros da União Europeia por períodos de seis meses. Durante cada semestre, a presidência dirige as reuniões a todos os níveis do Conselho, contribuindo assim para garantir a continuidade dos trabalhos da UE no Conselho.

Concluir o Pacto Europeu de Migração e Asilo, reforçar a autonomia estratégica da Europa, bem como terminar importantes acordos comerciais com a América Latina, são algumas das prioridades deste semestre.

Espanha tem eleições em 23 de julho que poderão traduzir-se na mudança de um Governo de esquerda para um de direita, caso o ato eleitoral não seja favorável ao socialista Pedro Sánchez.

As sondagens das eleições de 23 de julho dão a vitória à direita, ao Partido Popular (PP), e a derrota do Partido Socialista (PSOE). No entanto, mesmo que saia derrotado, Sánchez pode manter-se como primeiro-ministro até ao final da presidência espanhola da UE, caso se repitam bloqueios na formação de um novo governo, como aconteceu por duas vezes na última década em Espanha. As sondagens dão a vitória ao PP, mas sem maioria absoluta, que poderá eventualmente conseguir se negociar com o VOX.

“Os objetivos já estão definidos. Além disso, não são objetivos que estabelece apenas a presidência espanhola, são partilhados pelo resto dos Estados-membros e pela Comissão Europeia”, afirmou o primeiro-ministro espanhol, o socialista Pedro Sánchez, a 5 de junho último, uma semana depois de ter antecipado as eleições legislativas que estavam inicialmente previstas para dezembro.

Entre esses objetivos estão, afirmou Sánchez, avanços nas negociações do pacto de imigração e asilo da UE e das novas regras orçamentais para os Estados-membros, assim como o aprofundamento da designada “autonomia estratégica” da Europa, para diminuir a dependência de fornecedores externos, como a China.

Ler Mais