Espanha: 20 pessoas ficaram feridas depois de saírem em pânico de comboio que atravessou incêndio
Até 20 pessoas terão sofrido queimaduras, três delas ficaram em estado grave, depois de terem saltado de um comboio quando o veículo foi engolido pelas chamas de um incêndio que lavrava na província de Castellón, no nordeste de Espanha.
O comboio tinha partido de Sagunto, em Valência, e tinha como destino Saragoça, mas a marcha foi interrompida depois de o maquinista ter percebido que as chamas impediam que a viagem prosseguisse em segurança, e começou a recuar.
Contudo, vendo o fogo muito perto, os passageiros a bordo entraram em pânico e partiram as janelas do comboio para escaparem para o exterior, tendo sido apanhados pelas chamas envolventes.
Duas pessoas que sofreram queimaduras graves terão sido evacuadas por helicóptero, avança a ‘Euronews’, sendo que os restantes passageiros, incluindo uma menina de 10 anos, foram transportados por terra para hospitais nas proximidades.
Os serviços de emergência espanhóis informaram que o comboio transportava 48 passageiros e a empresa que gere a ferrovia em Espanha, a Renfe, apontou que “quando viram que estavam rodeados pelas chamas, pessoas regressaram ao comboio e várias sofreram queimaduras”.
O autarca da Valência, Ximo Puig, já afirmou que mais de mil pessoas foram retiradas das suas casas à medida que os ventos fontes intensificam o fogo na localidade de Bejís, tendo já dois bombeiros sofrido queimaduras no curso do combate às chamas.
Em Espanha, os fogos, impulsionados pelos ventos e pelas temperaturas elevadas, já terão consumido milhares de hectares de área florestal, sendo que em Bejí as chamas queimaram, até ao momento, 800 hectares de floresta.