Escolhas de Trump para o Governo têm sido alvo de ameaças de bomba: FBI está a investigar
Alguns das mais proeminentes escolhas de Donald Trump para o seu gabinete têm sido alvos de ameaças de bomba e “ataques de swatting”, indicou a equipa de transição do recém-eleito presidente americano, sendo que o FBI já indicou estar a investigar as ameaças.
“Ontem à noite e esta manhã, vários indicados ao gabinete do Presidente Trump e nomeados pela Administração foram alvos de ameaças violentas e anti-americanas às suas vidas e às daqueles que vivem com eles”, acusou a porta-voz da transição de Trump, Karoline Leavitt, em comunicado, citada pela agência ‘Associated Press’.
Os ataques variaram entre ameaças de bomba a ‘swatting’, uma tática criminosa de assédio que consiste em enganar um serviço de emergência para enviar a polícia ou uma equipa de resposta de serviço de emergência para o endereço de uma pessoa, que se tornou popular nos últimos anos.
Entre os alvos estão Elise Stefanik, escolhida por Trump para servir como a próxima embaixadora nas Nações Unidas; Matt Gaetz, a escolha inicial de Trump para servir como procurador-geral; Lori Chavez-DeRemer, que Trump escolheu para liderar o Departamento do Trabalho, e Lee Zeldin, que foi escolhido para liderar a Agência de Proteção Ambiental.
As autoridades americanas também estão a investigar se Susie Wiles, a nova chefe de gabinete de Trump, e Pam Bondi, a ex-procuradora-geral da Flórida que Trump escolheu como substituta de Gaetz, e outros novos funcionários do Governo também foram vítimas.
O FBI salientou em comunicado que estava “ciente de inúmeras ameaças de bomba e incidentes de ataque a alvos indicados e nomeados para o novo Governo”, salientando que se encontra a investigar com os seus parceiros policiais. Já a porta-voz da Casa Branca, Saloni Sharma, indicou que o presidente Joe Biden foi informado e que a casa Branca está em contacto com as autoridades federais e a equipa de transição de Trump. Biden “continua a monitorizar a situação de perto”, referiu Sharma, acrescentando que o presidente e o seu Governo “condenam ameaças de violência política”.
Segundo o gabinete de Stefanik, na manhã desta quarta-feira, ela, o marido e o filho de 3 anos regressavam de Washington DC para o Dia de Ação de Graças quando foram informados de uma ameaça de bomba na sua residência no condado de Saratoga. A polícia vasculhou a casa, mas não localizou qualquer engenho explosivo.
Lee Zeldin utilizou as redes sociais para denunciar que a sua família e ele também foram ameaçados. “Uma ameaça de bomba caseira contra mim ea minha família em nossa casa hoje foi enviada com uma mensagem com tema pró-palestino”, escreveu, na rede social ‘X’. “A minha família e eu não estávamos em casa no momento e estamos seguros.”
A pipe bomb threat targeting me and my family at our home today was sent in with a pro-Palestinian themed message. My family and I were not home at the time and are safe. We are working with law enforcement to learn more as this situation develops. We are thankful for the swift…
— Lee Zeldin (@leezeldin) November 27, 2024
Na Flórida, o gabinete do xerife do condado de Okaloosa indicou disse que “recebeu uma notificação de uma ameaça de bomba fazendo referência à suposta caixa de correio do ex-congressista Matt Gaetz numa casa na área de Niceville” – não foi encontrado qualquer dispositivo ameaçador.
O presidente republicano da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, considerou as ameaças “perigosas e desequilibradas”. “Este ano, não houve apenas uma, mas duas tentativas de assassinato do presidente Trump”, escreveu na rede social ‘X’. “Agora, alguns de seus indicados para o gabinete e suas famílias estão a enfrentar ameaças de bomba. Não é quem somos na América.”
This year, there was not just one but TWO assassination attempts on President Trump. Now some of his Cabinet nominees and their families are facing bomb threats.
This is dangerous and unhinged. It is not who we are in America.
Joe Biden and all Democrat leaders have an… https://t.co/0xZztX4DQo
— Speaker Mike Johnson (@SpeakerJohnson) November 27, 2024