Difícil escolher candidatos qualificados para o mercado de trabalho? Conheça dicas infalíveis
Desengane-se ao considerar que é só nas grandes organizações que esta questão se coloca. As micro, pequenas e médias empresas, também padecem desta dificuldade. Fazer uma seleção assertiva num mercado de trabalho que está mais competitivo do que nunca, tornou-se numa missão particularmente difícil.
Para o efeito, consciente desta realidade, a Adecco, através do seu recrutamento especializado, criou cinco ideias a ter em conta na hora de atrair os melhores candidatos nestes tempos com novas especificidades.
1 – Anúncios de emprego com descrições das funções bem explícitas – O anúncio deve ser tão completo quanto possível. Tópicos que deve incluir na publicação:
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Título da função claro
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Resumo da função atrativo
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Lista de responsabilidades
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Qualificações, aptidões e experiência necessárias;
2 – Investir num pacote de benefícios holísticos – Num mundo pós-pandémico, as expetativas dos profissionais já não são as mesmas. Valorizam muito mais do que os números do salário. Os benefícios do trabalho, as oportunidades de qualificação e requalificação, a flexibilidade de horários, um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal e uma forte cultura de trabalho, são alguns exemplos;
3 – O networking como incentivo extra aos funcionários – Empregados mais leais e com melhor desempenho conhecem outros profissionais com os mesmos interesses. Alavanque as redes profissionais dos seus funcionários, oferecendo prémios. O bónus mais comum é uma recompensa monetária;
4 – Criar uma experiência positiva do candidato – Se o processo de candidatura for demasiado demorado, os profissionais podem deixar de ter interesse. Muitos deles, estão a trabalhar a tempo inteiro e não dispõem de tempo livre. Propor uma conversa virtual, está listada como uma das principais tendências de contratação;
5 – Seguir os candidatos que deixam de dar resposta ao longo do processo de contratação – É importante acompanhar os candidatos que não respondem. Deve manter-se no topo da sua caixa de entrada de e-mail e garantir que a sua empresa está bem presente na memória dos potenciais talentos. Se a posição para a qual está a contratar ainda estiver aberta após uns meses, volte a entrar em contato e saiba se estes manifestam um interesse renovado na vaga.