Era ou não de Angelina Jolie? Christie’s retira Ferrari 250 GT de leilão devido a dúvidas sobre o real proprietário
A casa de leilões Christie’s retirou o seu lote principal, um Ferrari 250 GT de 1958 que terá pertencido à atriz Angelina Jolie, da sua “Venda Excecional” no próximo dia 20.
A decisão surgiu depois de terem surgido comentários que colocaram em causa a propriedade do veículo num importante fórum da Ferrari: uma investigação mais aprofundada sobre o carro revelou dúvidas quanto ao seu atual proprietário legal.
O modelo em questão é um coupé de edição limitada, o 11º de uma produção exclusiva de apenas 353 fabricados pela marca nos anos 50. O Ferrari PF Pininfarina coupé foi apresentado ao público em 1958 na cimeira de vidro do Grand Palais, apenas a alguns passos do local onde será agora leiloado, cerca de 66 anos depois.
O veículo é preto no exterior, com jantes prateadas, sendo que o seu interior é em pele vermelha. Tem um motor de 12 cilindros e 240 cavalos de potência, equipado com carburadores Weber, que são muito cobiçados por colecionadores.
A Christie’s continua a atestar que o carro pertence à atriz vencedora de um Óscar, embora se tenha recusado a fornecer uma imagem do título ou da documentação associada ao carro e tenha desativado a página web ao divulgar a ligação – o coupé preto poderia custar entre 600 e 800 mil euros no leilão. O preço recorde de um clássico da marca num leilão foi de 51 milhões de dólares (cerca de 46,6 milhões de euros) por um 250 GTO de 1962, em 2023, na cidade de Nova Iorque
“A pedido da equipa da senhora Jolie, a Christie’s não oferecerá este lote em leilão em novembro, para melhor o posicionar para venda futura”, destacou Edward Lewine, porta-voz da Christie’s, num comunicado enviado por e-mail, citado pela ‘Bloomberg’.
Inicialmente pintado de branco, o automóvel em questão, com um chassis 0953, foi anteriormente vendido por 580 mil euros num leilão da RM Sotheby’s em Paris, em 2015; também foi colocado à venda numa lista sem data e estava à vista na Copley Motorcars de Boston por 895 mil dólares – um porta-voz da RM Sotheby’s não confirmou a pessoa que comprou o carro no leilão de Paris.
Barchetta.cc, uma conhecida referência e arquivo de automóveis Ferrari, listou a Copley Motorcars como o último proprietário conhecido em 2015.
Assim, não permanece claro se o carro em questão foi um presente para Jolie, que pediu o divórcio de Brad Pitt em setembro de 2016. A atriz já leiloou outros presentes do ex-marido, incluindo uma pintura de Winston Churchill que foi vendida por 10,7 milhões de dólares.
Jolie apareceu com um veículo semelhante num anúncio de 2017 da Guerlain . A Christie’s não conseguiu confirmar se o veículo era o mesmo que tinha colocado à venda. O Ferrari está atualmente em França, segundo Briseis Leenhardt, porta-voz da Christie’s.