Época balnear arranca hoje. Cinco perguntas e respostas sobre o que pode (ou não) fazer

A época balnear começa este sábado, dia 6 de Junho, nas regiões do Algarve e Lisboa e Vale do Tejo, com 830 mil lugares disponíveis no areal e uma app, desenvolvida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que indica a lotação das praias.

Para que nada fique por esclarecer, a Executive Digest preparou um conjunto de cinco perguntas e respostas. Veja abaixo:

1- Existe risco de contágio?

Sim. As praias são um dos locais públicos mais frequentados durante o Verão, pelo que todos devemos cumprir as principais medidas de prevenção e controlo da transmissão da Covid-19 recomendadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS): distanciamento físico (mínimo de dois metros), limpeza frequente das mãos, etiqueta respiratória, limpeza e higienização dos espaços e utilização de equipamento de protecção (máscara e/ou viseira) nos locais de uso obrigatório.

2- Há regras?

Sim. Nos acessos à praia deve usar calçado, circular sempre pela direita e seguindo as indicações que possam existir no chão e manter a distância de dois metros das pessoas que não pertençam ao mesmo grupo. Na praia, mantenha a distância de segurança de dois metros dos outros utentes, na praia, à beira-mar e no banho e a distância de três metros entre chapéus de sol. Sempre que se dirigir ao bar da praia e a casas-de-banho deve também usar calçado, desinfectar as mãos e manter a distância de segurança mínima. Na saída da praia, recolha o lixo e coloque-o nos contentores adequados. Máscaras e luvas são sempre depositados nos contentores de lixo comum.

3- Posso jogar voleibol ou raquetes?

Não. Este ano, excepcionalmente, não são permitidas actividades desportivas, massagens e actividades similares na área balnear das praias que envolvam duas ou mais pessoas.

4- A ocupação será controlada?

Sim. Os concessionários devem sinalizar o estado de ocupação das praias utilizando sinalética de cores:

  • verde: ocupação baixa – corresponde a uma utilização até um terço
  • amarelo: ocupação elevada – corresponde a uma utilização entre um terço e dois terços
  • vermelho: ocupação plena

Nas praias de pequena dimensão, é sinalizado o estado de ocupação de toda a praia e nas praias não concessionadas, a responsabilidade de sinalizar o seu estado de ocupação é das autarquias locais.

5- Onde posso consultar a capacidade das praias?

Para saber o estado de ocupação das praias, a APA disponibiliza irá disponibilizar informação actualizada, em tempo real, através da app InfoPraia, disponível para android e iOS. «Sempre que verificar uma elevada ocupação não arrisque ir a essa praia, uma vez que pode ser difícil manter a distância de segurança entre as pessoas», diz a DGS.

Ler Mais





Comentários
Loading...