Entrega de encomendas: Portal da Queixa recebe quase 15 mil reclamações em 2022

As reclamações dirigidas ao sector dos Correios, Transportes e Logística têm vindo a aumentar, sobretudo pelo atraso das encomendas, principal motivo de queixa dos consumidores, segundo dados do Portal da Queixa: ao todo, foram registadas perto de 15 mil reclamações, um crescimento de 45% face a 2019, período de pré-pandemia da Covid-19. Só em dezembro as queixas já ultrapassam as 2.300, sendo que os Correios Expresso Nacional e Internacional são a categoria mais reclamada, com 57%.

Desde o dia 1 de janeiro a 21 de dezembro deste ano, os consumidores portugueses registaram 14.591 reclamações, um aumento de 45% comparativamente com o período homólogo de 2019, em que se verificaram 10.059 reclamações.

Entre os principais motivos de reclamação apresentados, destaca-se o atraso nas entregas, a gerar 6.474 reclamações (44%), encomendas perdidas ou extraviadas acolhem 2.256 reclamações (15%), encomendas retidas na alfândega a somar 1.746 reclamações (12%) e dificuldades no serviço de apoio ao cliente a registar uma fatia de 2.494 reclamações (17%).

Os dados analisados indicam que, só este mês (até 21 de dezembro), já foram registadas 2.314 reclamações no Portal da Queixa relacionadas com problemas nas entregas de encomendas (16% do total apurado em 2022). Destaca-se como principal motivo de queixa o atraso nas entregas, reportado em 1.811 reclamações (78%), um resultado que poderá ser atribuído ao período pós-Black Friday (onde a maioria das compras foi online) e também devido às compras de Natal.

Segundo revela a análise, a categoria mais reclamada do sector é o Correio Expresso Nacional e Internacional, a representar 57% do total de reclamações recebido este ano. De janeiro até ao dia 21 de dezembro já somam 8.405 reclamações, sendo que, 1.870 foram registadas este mês (22%).






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