Ensaio. VW ID5: primeiro e-SUV coupé da marca alemã surge com autonomia até 520 quilómetros
Por Jorge Farromba
A VW resolveu fazer a apresentação do ID5 na Ericeira onde a chuva deu lugar a um excelente dia de sol que permitiu a apreciar com maior detalhe o novo modelo da família dos elétricos da marca. Fiel também a uma cada vez maior preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade, a marca mostrou-nos o seu caminho “Way to Zero” como a estratégia de transformação do grupo, e demonstrando que “we are ready”.
Segundo a marca foram os percursores na indústria a comprometer-se com os acordos de Paris sobre a eletrificação e estão cada vez mais focados na produção e utilização de automóveis elétricos. Pretendem pois:
• Acelerar a eletrificação
• Reduzir o CO2 no processo de produção
• Investimento em energias renováveis
• Criar uma segunda via para a reciclagem
E, para isso, vão investir 73 mil milhões de euros até 2025, apostando na digitalização, em novas gigafábricas e redução dos custos de produção.
A marca começou esta trajetória em 2020 com o ID3, 2021 com o ID4 e agora com o ID5, ID5 GTX e o ID Buzz.
E, neste ID5 a marca foi clara no seu posicionamento:
• Condução emocionante desportiva
• Orientado para famílias
• Orientado para tecnologia
• Orientado para design
• Grupo de consumidores alargado
• Que procuram estilo e exclusividade
E, se as suas personas se focam nas famílias irreverentes e ousadas e nos jovens em busca de tecnologia, assim se percebe a criação do 1º e-SUV coupé da VW com autonomia até 520km (WLTP) que já possui importantes argumentos como o novo software (extensivo depois para a restante gama) do ID software 3.0 com mais intuitividade e vários sistemas de apoio à decisão.
Também segundo a marca este oferece um interior sofisticado, moderno e premium, sendo que a sensação de espaço à frente e atrás é grande.
O ID5 apresenta também uma maior capacidade de carga (135KWh), um sistema único de park assist com memória que permite guardar até 5 posições para depois autonomamente o ID5 estacionar, a mudança de faixa assistida e, por fim o Travel assiste com Swarm Data, ou seja, com a recolha de dados da estrada que, depois de guardados em cloud são partilhados com outros condutores com o mesmo software, numa clara tentativa de minimizar ou eliminar acidentes através de sistemas preditivos.
O ID5 surge assim no mercado com os motores de 174CV, 204Cv a par de mecanismo de realidade aumentada.
Os preços desta unidade começam nos 51.500€ mas que pelas pré-reservas o valor referencial é de 54.000€, sendo um automóvel que tanto serve o segmento corporate como o particular, sendo que atualmente os tempos de espera para novos modelos progressivamente estão a diminuir.
E, em estrada?
Após a apresentação estática, fomos convidados a efetuar um breve percurso onde deu para compreender e aferir sobre a informação transmitida.
E as primeiras impressões são muito positivas. O ID5 é muito similar ao ID4, o que significa um modelo muito bem desenhado, esteticamente atraente e cativante onde sobressai a assinatura luminosa dianteira. A traseira sobrelevada é também ela muito bem conseguida e, por ser sobrelevada e com um formato coupé, mais atraente se torna.
Interiormente e tal como o ID4, é um modelo que se nos cola à pele. Minimalista, com bons materiais, boa qualidade de construção e montagem e muito espaço interior, tanto à frente como atrás.
Ao longo do curto trajeto deu para perceber que o comportamento é eficaz, onde sobressai o conforto (alemão) que valorizo.
É certo que não foi possível testar mais em detalhe as qualidades dinâmicas do modelo mas no papel parecem boas e neste ensaio ficou também esse registo para posterior comprovativo em teste de estrada. Como todos os VW, possui vários modos de condução sendo que valorizo o modo personalizado, onde pelo menos a direção a coloco mais “pesada”.
Sobre os 174Cv são mais que suficientes, muito embora as quase duas toneladas de peso se façam sentir. Para aqueles que procuram melhores sensações existe sempre a possibilidade do de 204 Cv ou do GTX mas esta é sempre uma escolha pessoal que deve ser feita e experienciada pelo cliente.
A VW mais uma vez demonstrou que consegue construir bons automóveis que o cliente valoriza e com uma experiência de condução de muito bom nível, adornado num produto e numa família que tem tudo para se tornar um sucesso.