Ensaio: SEAT Leon ST Cupra 280 DSG

[easingslider id=”14699″]
Ao longo dos últimos anos, muitos construtores propalaram uma quase obsessão com o circuito de Nürburgring Nordschleife e com os tempos aí alcançados. A disputa entre fabricantes sucede-se com o intuito de mostrar quem dispõe do modelo mais veloz ao longo das diversas curvas, subidas, descidas e rectas do traçado situado nas montanhas de Eiffel, na Alemanha, que um dia recebeu da parte do lendário piloto de Fórmula 1 Jackie Stewart a designação de ‘Inferno Verde’.
Um dos mais recentes ‘feitos’ alcançados naquele traçado foi protagonizado pela SEAT Leon ST Cupra, versão mais familiar do compacto de segmento C que, com uma volta abaixo dos oito minutos (7.58,12s), granjeou o epíteto de carrinha mais veloz naquele circuito. Até quando, numa indústria em permanente evolução, é ainda uma incógnita. Mas, para já, a marca espanhola enfatiza aquela ‘conquista’ e de forma justificada: destronou a anterior carrinha detentora do galardão – a Audi RS4 Avant quattro (B7) com motor V8 de 4.2 litros e 420 cv -, mostrando-se igualmente mais veloz do que o Leon Cupra hatchback, não obstante os 45 kg de peso a mais. Como é que o conseguiu? Com eficácia, muita eficácia, e uma série de diferenças ligeiras decorrentes do próprio formato da carroçaria.
Com o mesmo motor de 2.0 litros turbo e injecção dupla (directa e indirecta), o Leon Cupra ST debita 280 cv de potência e 350 Nm de binário numa faixa entre as 1700 rpm e as 5600 rpm, garantindo uma resposta rápida e intensa sempre que necessário. Aliado ao motor está a eficiente caixa DSG de 6 velocidades com patilhas atrás do volante, que contribui para aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,0 segundos. Este bloco, partilhado com outros modelos do grupo Volkswagen (olá Golf GTI, R e Audi S3…) sobressai pela disponibilidade desde baixos regimes e pela intensidade com que permite subir de ritmo, deixando claro que os 280 cv são reais e estão sempre prontos para se mostrarem quando chamados a ‘responder’, sobretudo no modo Cupra.
Eficácia e confiança
Para abordar a questão do comportamento do Leon Cupra ST é quase fundamental mencionar dois pontos, um factual e, outro, mais subjectivo, mas igualmente relevante para a causa dos desportivos compactos.
010SEATLEONCUPRAST
Em relação ao primeiro, há que salientar a tremenda eficácia com que a potência é transmitida ao asfalto: a forma como o Leon nos impele para a frente à saída de curvas, em especial aquelas em apoio, não deixa de causar impacto pela positiva, tanto mais que a frente permanece ‘agarrada’ ao chão, como se circulasse sobre carris. A presença do diferencial autoblocante electrónico VAQ ajuda a explicar esta capacidade, mas o acerto preciso do chassis em concordância com uma direcção rápida e eficaz também ajuda sobremaneira neste comportamento tão aprimorado com elevada estabilidade direccional.
O sistema VAQ recorre a uma unidade multidiscoativada hidraulicamente por controlo electrónico, permitindo binário máximo até 1600 Nm e, em casos extremos, canalizar 100% da potência para uma única roda de forma a providenciar tracção em qualquer circunstância.
Com estes valiosos predicados, a Leon ST Cupra mostra-se, também, ‘benevolente’ perante erros e ‘abusos’ do condutor. Em virtude disso, chegamos ao segundo ponto, que é o nível de confiança oferecido a quem vai atrás do volante, mercê da capacidade de motricidade e da segurança que oferece em curva. Ou seja, raramente precisa de correcções, destacando-se, ao invés, pelo ‘diálogo’ que oferece entre o condutor e o asfalto, proporcionando, no final de contas, uma experiência divertida.
Para os dias em que a família vai toda a junta, fica a noção de refinamento no rolamento, com filtragem bem conseguida das irregularidades do piso, surpreendendo ao não se mostrar desconfortável, em especial sabendo-se que esta unidade monta jantes de 19”.
Modos e feitios
Além disso, o Cupra beneficia muito dos perfis de condução diferenciados – Comfort, Sport, Cupra e Individual. Na maior parte do tempo, vai optar pelo modo ‘Comfort’, que prefere o refinamento e a tranquilidade em detrimento de eficácia pura. Ainda assim, já o motor demonstra grande fôlego para elevar o ritmo sempre que necessário. O modo Sport funciona como um patamar intermédio, tornando a condução um pouco mais desportiva, mas sem tornar o conjunto impraticável no quotidiano. Porém, é quando activa o modo Cupra que as potencialidades do Leon ST Cupra vêm ao de cima.
011SEATLEONCUPRAST
Respostas prontas do motor, direcção mais reactiva e amortecimento mais firme conjugam-se para uma experiência de condução intensa. Neste modo, a nossa recomendação, contudo, é que coloque a caixa em modo ‘manual’ aproveitando as patilhas atrás do volante desportivo para determinar os pontos de passagens de caixa. Permite um outro nível de controlo ao condutor e de diversão.
Por fim, conta com o modo Individual que, como o próprio nome indica, permite uma série de acertos específicos, como a resposta do pedal do acelerador, assistência da direcção, firmeza da suspensão, entre outros itens personalizáveis. Se quiser ‘actuar sem rede’, o Controlo de Estabilidade (ESC) permite dois modos de actuação: ao primeiro toque do botão coloca o ESC em modo Sport, mas ao toque seguinte desactiva por completo aquela ajuda.
Também tem alguns pontos menos positivos: por vezes, o ‘torque steer’, efeito da potência transmitida ao eixo dianteiro, surge ao de leve, sobretudo quando o piso à saída das curvas se mostra irregular, e a sonoridade é ligeiramente desapontante, apenas se ouvindo ‘melhorzito’ o som do motor e dos escapes no modo Cupra (via modulador).
Outro ponto negativo? Os consumos: raramente conseguem ficar abaixo dos 10 l/100 km, mesmo que o start-stop ajude a conter os gastos em cidade (média de 10,3 l/100 km no ensaio). Ainda assim, com 280 cv debaixo do pé direito, poderia ser pior…
Discrição familiar
Embora esteja dotado de generosas jantes de 19”, suspensão rebaixada e dupla saída de escape atrás, o SEAT Leon ST Cupra passa quase despercebido, dando azo a duas apreciações: ou se gosta, pela discrição que concede ao condutor, ou sabe a pouco, porque não se demarca suficientemente de um FR, por exemplo. Mas, são meramente questões de gosto pessoal.
Mas, claro, esta versão é familiar e, como tal, conta com mais espaço na bagageira: 587 litros, extensíveis a 1470 litros rebatendo as costas dos bancos traseiros. No interior, predomina o tom escuro, mas bem concebido, com materiais de bom nível e construção praticamente irrepreensível. Nota curiosa para a linha de iluminação nas portas dianteiras que muda de cor consoante o modo escolhido no Driver Profile – branco no modo Comfort e encarnada no modo Cupra. Um preciosismo interessante.
025SEATLEONCUPRAST
Os bancos dianteiros, revestidos em Alcantara com pespontos brancos distintivos, oferecem boa sustentação lateral. Os passageiros podem contar com muito espaço a bordo em altura, largura e área para as pernas, mesmo atrás, onde apenas o lugar do meio destoa devido à intrusão do túnel central que acaba por incomodar de certa forma um terceiro passageiro que tenha de viajar no lugar central.
Quanto a equipamento, o SEAT Leon Cupra ST sobressai por elementos de série como os travões de alto desempenho (com pinças pintadas de encarnado), faróis dianteiros Full LED e traseiros também em LED, sensores de chuva e de luminosidade, espelho retrovisor electroluminescente, cruise control, ar condicionado e assistente de máximos. Também o sistema multimédia Navegação High com ecrã táctil de 6.5 polegadas adiciona valor a este modelo, com ligação a smartphones, navegação e conectividade com dispositivos portáteis. De série, surge o menos elaborado Media Plus com ecrã de 5.8”.
A segurança também não foi descurada, com a versão ensaiada a estar equipada com Sistema de Travagem Automática Pós Colisão (que ajuda a prevenir colisões secundárias que podem resultar de um acidente) de série, enquanto os opcionais incluem o Cruise Control Adaptativo (ACC) e o FrontAssist que inclui a função travagem de emergência em cidade. Com caixa DSG, o ACC consegue imobilizar por completo a viatura.
Não sendo um superdesportivo, o facto é que o SEAT Leon Cupra ST oferece emoções fortes que mimetizam as de um modelo de segmento mais exclusivo, mas sem ser refém de ‘extremismos’ em torno da performance, já que é perfeitamente utilizável no quotidiano. Tudo isso num ‘invólucro’ pautado pela discrição familiar. Com imagem simples, mas agradável, esta carrinha alberga um conjunto impressionante de elementos, a começar pelo motor solícito de 280 cv, passando pelo chassis bastante eficaz para dinâmica exemplar e terminando na sua mais-valia de versatilidade e funcionalidade. Afinal, trata-se de uma carrinha… mas que é ‘só’ a mais rápida no circuito mais complexo e imperdoável do Mundo, o Nordschleife! Talvez por isso, o Leon Cupra seja, neste momento, o ‘hot hatch’ (mesmo que na versão carrinha) mais competente no mercado.
FICHA TÉCNICA

Motor
Tipo 4 cilindros em linha, transv., inj. directa, turbo
Cilindrada 1984
Diâmetro x curso (mm) 82,5×92,8
Taxa compressão 9,3:1
Potência máxima (cv/rpm) 280/5600-6500
Binário máximo (Nm/rpm) 350/1750-5600
Transmissão e direcção
Tracção Dianteira
Caixa Automática, dupla embraiagem de 6 velocidades
Direcção Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Dimensões e pesos
Comp./largura/altura (mm) 4543/1816/1431
Distância entre eixos (mm) 2631
Largura de vias fte/tras. (mm) 1536/1510
Travões fr/tr. Discos ventilados/discos
Peso (kg) 1466
Capacidade da bagageira (l) 587/1470
Depósito de combustível (l) 50
Pneus série 235/35 R19
Pneus do modelo ensaiado 235/35 R19
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) 6,0
Velocidade máxima (km/h) 250
Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) N.D./N.D./6,6
Emissões de CO2 (g/km) 154
Preço (Euros) 42.610
Versão ensaiada (Euros) 45.441

EQUIPAMENTO
SÉRIE
Airbags dianteiros, laterais e de cortina
Controlo de Tracção e de Estabilidade (ESC)
ABS
Pintura vermelho Emoción
Suspensão traseira Multilink
Escape duplo com saidas ovais e cromadas
Volante desportivo multifunções em pele com patilhas da caixa DSG
Diferencial auto-blocante dianteiro (VAQ)
Perfil de Condução SEAT com controlo adaptativo da suspensão
Banco do Passageiro regulável em altura
Bancos traseiros com apoio de braço rebativéis assimétricamente
Barras de tejadilho cromadas
Vidros traseiros escurecidos
Espelho interior anti-encandeamento automático
Spoiler traseiro especifico (na cor da carroçaria e preto)
Apoio de braço dianteiro
Travão de mão em pele
Alavanca de velocidades em pele
Espelhos retrovisores eléctricos, aquecidos e recolhiveis eléctricamente
Alavanca de velocidades desportiva em pele
Sensor de luz + Luzes diurnas
Sensor de chuva
8 altifalantes
Cruise control
Climatronic Série
Computador de bordo
Indicador de desagste das pastilhas de travão
Bluetooth
Jantes em liga leve de 19″ CUPRA
Entrada para CD e para cartão de memória SD (Rádio)
Bancos super-desportivos em Alcantara
Gaveta por baixo dos bancos dianteiros
Direcção Assistida Progressiva
Suspensão desportiva
Hill-Hold
OPCIONAIS
Pacote Assistencia à Condução: camara multifunções que inclui assistente de máximos  + assistente de faixa de rodagem (303€)
Cruise control adaptativo: inclui sistema de monitorização de condução (489€)
Sistema de navegação High: ecrã policromático de 6,5″ táctil + radio com leitor de CD de cartão SD + sistema de som SEAT + Aux-in e USB + Bluetooth + função Mirrorlink + HDD 10 gb (1544,63€)
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com sistema óptico (495€)






Comentários
Loading...