O Luxo tem um nome – Bentley

Por Jorge Farromba

É hoje indissociável a viragem das marcas rumo à descarbonização e à eletrificação da sua gama, incorporando ainda novas tecnologias e novas inovações num setor que, a par da aviação é dos mais ricos em inovação.

A Bentley apresentou assim em solo nacional e, em modo (ainda) estático três novos modelos, disponibilizando, a partir de hoje, a possibilidade de ensaios dinâmicos: O Bentley Bentayga Híbrido, o Continental GT Speed e o GT Speed Convertible.

Comecemos pelo Bentayga Híbrido.

Construído, como todos, na fábrica neutra em carbono de Crewe, a marca combina o luxo, com a potência e com a eletrificação do seu SUV onde o motor elétrico está associado a um motor a gasolina V6 biturbo de 3,0 litros, com 449 cv de potência conjunta e 700 Nm de binário, que lhe permitem uma autonomia combinada até 693 km e até 40 km em modo 100% elétrico em modo WLTP (bateria com garantia de 160.000 quilómetros ou 8 anos, podendo ser carregada a 100 por cento em menos de duas horas e meia).

A marca procedeu a uma série de alterações no seu modelo que vamos deixar para uma análise dinâmica mais detalhada mas mencionar alterações efetuadas no design interior e exterior, faróis elípticos, porta da bagageira redesenhada, ou o feedback háptico através dos pedais do condutor (um adjetivo que se refere ao tato; uma tecnologia preditiva para permitir ao condutor “sentir na pele” determinadas sensações), num objetivo que a marcar pretende para se tornar a empresa líder mundial em mobilidade de luxo sustentável. A título de exemplo, 45% dos pedidos de Bentayga na China foram já para a versão híbrida.

Uma atenção especial foi dedicada à ausência de ruido em modo elétrico que a marca teve o cuidado de parametrizar para alertar os peões do movimento, com um sistema emite um som exterior a baixas velocidades.

Em termos de conforto e luxo a bordo ele é indiscutivelmente imenso. Resta em ensaio dinâmico compreender o quão bem – e acreditamos que sim – as novas alterações elevaram ainda mais a exclusividade e conforto a bordo. Preço a partir de 216.000€

E sobre os Bentley mais dinâmicos da história: os novos Continental GT Speed e GT Speed Convertible?

Bom, surgem nesta apresentação estática ainda “mais elegantes”, mais exclusivos mais potentes (sem beliscar o conforto e o luxo), mais belos (!) com direção às quatro rodas, possibilidade de travões cerâmicos em carbono, diferencial traseiro eletrónico – que permite melhorar a agilidade e a estabilidade do veículo. Tudo isto utilizando um motor W12 TSI de 6,0 litros com uma potência de 659 cv, num modelo que foi inicialmente inspirado nos modelos Speed de 3 litros da década de 1920, dando à data de hoje continuidade à vocação dos Grand Tourer com a combinação entre luxo e prestações.

Todas estas alterações a que se juntam outras como a melhoria (ainda mais) da qualidade de vida a bordo, dos materiais e da tecnologia são motivos mais que suficientes para um ensaio dinâmico e onde certamente iremos comprovar o quão bem uma marca sabe produzir automóveis de modo artesanal onde até um volante pode demorar um mês a ser produzido.

Sabemos o quão são importantes estes veículos na estratégia das marcas e o elevado investimento e, por isso, não estranhamos que nenhum Bentley seja igual a outro dada a personalização a que é sujeito por parte do seu novo proprietário. Preço a partir de 262.000 até aos 370.000€

 

Ler Mais