Ensaio. Novo Astra Sports Tourer GSE: o híbrido desportivo da Opel
O novo Opel Astra GSE é um veículo que marca o regresso da marca ao segmento dos desportivos, desta vez com a sua submarca, até que em 2028 se torne totalmente elétrica.
A sigla GSE, historicamente associada a modelos de alto desempenho da Opel, quer, com este híbrido de 225 CV, ser sinónimo de emoção ao volante e inovação tecnológica.
O desenho exterior do Astra GSE é moderno e desportivo, destacando-se pelas suas linhas arrojadas e postura robusta. A dianteira transporta o rosto da nova imagem “VIZOR” com módulos de faróis duplos ladeados por uma superfície preta – Led INTELLILUX – onde o cone de luz é ‘cortado’ nos pontos em que circulam outros veículos, numa precisão de apenas milésimos de segundo, sendo que as restantes áreas permanecem totalmente iluminadas pelas luzes permanentes de máximos.
O interior do Astra GSE oferece uma combinação de elegância e tecnologia. Os assentos desportivos – o do condutor com a certificação AGR (certificação ergonómica) – estão revestidos com materiais de qualidade – similar a alcântara – e proporcionam bom suporte e conforto, tornando as viagens longas mais agradáveis.
O ecrã digital Pure Panel é uma das grandes novidades com dois wide-screens que exibem todas as informações necessárias. A conectividade é assegurada pelo sistema de infotainment compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
Sob o capô, o Astra GSE utiliza um motor híbrido plug-in que combina um motor a gasolina turbo de 1.6 litros com um motor elétrico, onde oferece uma potência combinada de 225cv mas também um conjunto de atualizações desportivas, desde o chassis reforçado, a afinações na suspensão.
A transição entre os modos de condução elétrico e híbrido é suave, proporcionando uma condução eficiente e responsiva, com uma condução mais desportiva e rígida, que garante estabilidade, sem comprometer o conforto .
A afinação desportiva da direção é específica, com os amortecedores com tecnologia KONI FSD permitem várias afinações consoante o modo de condução, e mesmo o ESP, foi parametrizado para a componente mais desportiva do GSE
Até ao momento todos os veículos novos já possuem sistemas avançados de assistência à condução, também conhecidos como ADAS – controle da velocidade de cruzeiro adaptativa, assistência de permanência na faixa, travagem automática de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito… mas, desde 7 de julho de 2024 entra em vigor na União Europeia o novo Regulamento de Segurança dos Veículos (GSR2), que obriga todas as viaturas novas a virem equipadas, de série, com 20 tecnologias de assistência, o que torna todos os veículos mais caros, principalmente os de gama mais baixa. O GSE vem já equipado com toda esta tecnologia, que, por defeito, é standard, quando ligamos o Astra, mas depois, em condução podemos personalizar. O que se pretende é uma condução mais segura e menos stressante, se bem que os avisos sonoros são muitos.
O sistema híbrido plug-in melhora a performance, mas também contribui para uma maior eficiência de combustível e redução de emissões, sendo possível rodar mais de 70kms em modo elétrico, e no total, permite efetuar perto de 660kms.
Este Astra Sports Tourer encontra seguidores naqueles que procuram um carro que combine desportividade, espaço interior, capacidade de bagageira e boa qualidade de construção. Preço final : 52.000€