Ensaio clínico apresenta 100% de cura em certos doentes oncológicos. Novo medicamento tem “resultados espantosos”, indicam especialistas

Um ensaio clínico a 42 pacientes com um tipo específico de cancro no reto relevou uma taxa de resposta positiva de 100%, relevou o site ‘Euronews’, que destacou o estudo do Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSK), sediado nos EUA, e a empresa farmacêutica GSK.

O estudo analisou um novo medicamento chamado dostarlimab-gxly para tratar doentes com um tipo específico de cancro do reto, causado por uma mutação genética. “Como médica, vi em primeira mão o impacto debilitante do tratamento padrão do cancro do reto dMMR e estou entusiasmada com o potencial do dostarlimab-gxly nestes doentes”, confirma Andrea Cercek, chefe da secção de cancro colorretal da MSK e investigadora principal do estudo, en comunicado.

O que é o MMRd? Em inglês, o “mismatch repair deficient” é um tipo de cancro em que as células têm um sistema de reparação do ADN disfuncional, casos esses que representam cerca de 5% dos cancros do reto. O tratamento atual para este tipo de cancro é a radioterapia, a quimioterapia, a cirurgia ou uma combinação destes tratamentos.

Segundo Clélia Coutzac, médica oncologista que não participou no estudo, “uma vez que os dMMR são tumores hipermutados, são muito visíveis para o sistema imunitário, que inicialmente vê as células cancerígenas como estranhas e vai matá-las. Contudo, com o passar do tempo e a evolução do cancro, o sistema imunitário deixa de funcionar”, frisa.

“O que funciona muito bem nestes tumores é reativar o sistema imunitário com imunoterapia e, neste caso, com o dostarlimab da GSK, um medicamento que orienta os linfócitos para reconhecerem novamente as células cancerígenas como nocivas e matá-las”, refere.

Os doentes que seguiram os tratamentos, durante seis meses, apresentaram uma resposta clínica completa, sem “qualquer indício de tumor”, detetado por ressonância magnética, endoscopia ou exame digital durante o acompanhamento, segundo o comunicado da GSK.

Ler Mais