Ensaio. Citroën C5 Hybrid 225cv Aircross: a construir conforto ao longo de gerações

Falar de Citroën é falar de inovação, tecnologia e conforto. No modelo em ensaio a marca quis – e conseguiu – mostrar exatamente isso.

Esteticamente, o SUV possui as dimensões necessárias e suficientes para acolher cinco ocupantes; a fluidez das linhas segue a identidade visual da marca com a dianteira e a sua assinatura luminosa em V e os robustos pára-choques que evidenciam estarmos em presença de um Citroën.

Mas falar de Citroën é falar de conforto e, para tal, quando acedemos ao interior, bem construído e com vários plásticos moles, destacamos os excelentes – quase poltronas – bancos elétricos, aquecidos, com memória e com uma panóplia de massagens disponíveis.

O tablier incorpora o painel de instrumentos totalmente digital, prático com um ecrã central que reúne parte da informação disponível, estando os restantes botões físicos colocados na zona do tablier e consola central. Esta última reúne os vários espaços de arrumação, o seletor para os vários modos de condução (Elétrico híbrido e Sport) e o botão start-stop.

Estão para isso criadas as condições para uma viagem que, no papel, terá de ser confortável.

E é precisamente isso que acontece na prática, quando o motor 1.6 híbrido com 225 com caixa de oito velocidades com patilhas no volante nos transporta do ponto A para B com conforto e competência. Diria que o fator diferenciador deste Citroën é exatamente o elevado conforto que nos proporciona independentemente do piso em que circulamos.

Com o espaço suficiente para cinco adultos, uma altura ao solo superior – pois trata-se de um SUV – e uma qualidade de construção de bom nível, o C5 tem os argumentos para uma viagem relaxante e confortável. O espaço a bordo é mais do que necessário e os 225cv marcam presença em qualquer momento, sendo que, mesmo tendo privilegiado o conforto, o C5 mostra-se competente em autoestrada mas sobretudo em estrada, onde a altura superior do modelo é sempre um bom teste para compreender o comportamento do mesmo, que aqui se revela eficaz.

E, na semana em que fui moderador do ECAR Show e onde coloquei às marcas a questão do que é que as diferencia, numa época em que todos os automóveis têm tecnologias e serviços muito semelhantes, acredito que a resposta mais correta é que é o ADN de cada marca; no caso em apreço, a Citroën aposta claramente na tecnologia, inovação e no conforto dos seus ocupantes, sem beliscar o comportamento.

Preço da unidade ensaiada: €44.000.

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