Encontrar uma casa de luxo pelo valor do salário mínimo é um sonho? Não, aqui não é

Os problemas no acesso à habitação estão a assolar todo o continente europeu, e conseguir casa a preço acessível já é difícil em grandes centros urbanos, quanto mais pensar em arrendar uma habitação de luxo. No entanto, há um país onde isso parece possível, apenas com o salário mínimo..

Um estudo recente realizado pela Inmoweb (semelhante ao idealista) em março analisou as ruas mais caras e mais baratas das principais cidades da Bélgica. Surpreendentemente, todas as 26 ruas mais caras estão em Bruxelas, com destaque para a Kasteeltjeslaan, em Uccle, como a mais elitista. Em segundo lugar está Dalstraat, com 5.475 euros por metro quadrado, e Corporaaldreef em terceiro lugar, com 5.439 euros por metro, detalha o ‘El Mundo’.

No entanto, na cidade de Mons, o preço cai para metade. Uma família média assim que se torna independente e tem vários filhos, vai para a periferia para uma casa enorme com jardim e não opta por um apartamento na cidade, a não ser como investimento.

Não há nenhuma capital europeia onde ainda se possa encontrar uma casa enorme, com quatro quartos, uma arrecadação, uma garagem e um jardim pelo equivalente ao salário mínimo, que já subiu para quase 2.000 euros no país.

Numa cidade onde dezenas de milhares de funcionários, diplomatas ou advogados europeus ganham entre 5.000 e 20.000 euros líquidos por mês, estes valores do arrendamento são considerados um verdadeiro luxo.