Empréstimos a empresas desaceleram em maio. Bancos disponibilizaram 76,7 mil milhões de euros

No final de maio de 2022, os bancos realizaram empréstimos a empresas num total de 76,7 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 2,8% em relação ao período homólogo de 2021.

De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal, apesar deste aumento homólogo, o crescimento foi inferior ao registado nos meses anteriores, uma tendência que se mantém desde fevereiro.

A instituição revela ainda que no mês em análise esta desaceleração foi mais expressiva nas PME e nas empresas do setor do alojamento e restauração. Por outro lado, aceleraram os empréstimos concedidos às micro e grandes empresas e às empresas do setor das atividades imobiliárias.

Fonte: Banco de Portugal
Fonte: Banco de Portugal

No que respeita a empréstimos a particulares, no final de maio de 2022, o montante concedido para habitação totalizou 98,7 mil milhões de euros, representando um crescimento de 4,8% por comparação com o mês homólogo.

Já o montante total dos empréstimos ao consumo foi de 20,1 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 4,9% relativamente a maio de 2021.






Comentários
Loading...