Empresas russas estão prontas para embargo da UE às importações de petróleo, confirma ministro
O vice-primeiro-ministro da Russia Alexander Novak disse esta quinta-feira que as petrolíferas do país estão prontas para o embargo às importações de petróleo russo que vai ser implementado pela União Europeia em dezembro, para além de que Moscovo vai manter os níveis de produção atual.
“As nossas empresas estão conscientes do mês de dezembro, estão a preparar-se para ele. Obviamente, terão dezembro em consideração, e é por isso que todos os nossos planos sugerem que os níveis atuais serão mantidos”, disse Novak, citado pela ‘TASS’.
Antes de Novak, já Alexander Dyukov, da administração da Gazprom Neft, tinha dito que a empresa estava pronta para um embargo a ser imposto em dezembro, acrescentando que iria funcionar em novas condições.
Recorde-se que, no início de junho, o Conselho da UE aprovou o sexto pacote de sanções contra a Rússia, que inclui um embargo ao fornecimento de petróleo e produtos petrolíferos da Rússia por via marítima. A proibição do fornecimento de petróleo por via marítima foi adiada por seis meses, até ao início de dezembro, e a de de produtos petrolíferos por oito meses, até fevereiro de 2023.