Empresas não estão preparadas para a transformação digital
53% dos gestores de todo o mundo acredita que a administração ou liderança senior das suas empresas não está preparada para implementar uma estratégia digital bem-sucedida. A conclusão é apresentada no“The Digital Savvy C-Suite and Boardroom”, relatório elaborado pela Boyden Global Executive Search com base nas respostas de mais de 1200 gestores.
Segundo o relatório, a transformação digital está longe de concluída e são vários os obstáculos ainda pela frente. Os principais desafios vão desde o investimento necessário à existência de KPI antiquados e que não demonstram o retorno desse investimento a curto prazo.
Segundo a Boyden, é evidente também a falta de formação digital nas organizações: apenas 48% dos gestores inquiridos garante que esta é uma preocupação nas empresas em que trabalham. Fernando Neves de Almeida, managing partner da Boyden Global Executive Search Portugal, lembra que é importante «integrar nas empresas uma nova geração de líderes, que sejam mais ágeis e que não vejam o digital como uma tarefa a ser realizada, mas sim como uma cultura e uma mentalidade». O responsável acredita que os gestores de topo já têm noção da importância dessa geração mas que ainda falta dar o passo em frente.