Empresas interligadas a ecossistemas expandiram-se mais nos últimos 5 trimestres do que nos últimos 5 anos, revela estudo
A Equinix, empresa de infraestrutura digital, divulgou esta terça-feira os dados do estudo de mercado anual mais recente, o Global Interconnection Index (GXI) 2023, onde dá conta de que as atuais restrições na cadeia de fornecimento e as instabilidades geopolíticas e económicas que atravessamos não estão a ter impacto negativo no ritmo de investimento em infraestrutura digital por parte das empresas mais conectadas.
Para além disso, o estudo conclui ainda que as empresas mais interligadas a ecossistemas expandiram mais as suas operações digitais nos últimos cinco trimestres do que nos cinco anos anteriores, sendo que, em média, as organizações estão a conectar-se a três vezes mais parceiros de negócio e áreas metropolitanas, consumindo mais do que o dobro da largura de banda de interconexão.
“No cenário dinâmico de hoje, todas as empresas estão a tornar-se provedores digitais, o que requer um novo tipo de infraestrutura, construída de forma sustentável através da alavancagem de ecossistemas que ofereçam experiências digitais perfeitas. As organizações que prosseguem uma estratégia digital-first, investindo num modelo de negócio robusto e pensado para o futuro, interconectando-se a ecossistemas enriquecidos, estarão mais bem preparadas para se dimensionarem, adaptarem e prosperar”, referiu Steve Madden, Vice-presidente de Digital Transformation & Segmentation da Equinix.
De acordo com Carlos Paulino, Managing Director da Equinix em Portugal, “um terço dos líderes digitais em Portugal prossegue os seus planos de expansão, apesar das restrições económicas e das interrupções na cadeia de abastecimento, continuando a sua transformação digital através de uma estratégia digital-first. A Equinix em Portugal fornece os serviços de colocation e conectividade de que as organizações necessitam para ter sucesso num mundo digital globalizado, permitindo, igualmente, a conectividade direta aos principais cabos submarinos que chegam à costa portuguesa, ligando Portugal a todos os continentes, especialmente a África, América e Europa”.
Na perspetiva do analista Steve White, Program Vice President, Channels & Alliances, IDC, “à medida que as empresas adotam, cada vez mais, estratégias digitais e procuram novas formas de se diferenciarem, os ecossistemas acabam por desempenhar um papel ainda mais crítico. As organizações contam com os ecossistemas e a infraestrutura digital como uma plataforma para se dimensionarem e entregarem valor de forma sustentável. Para alcançarem estes objetivos, as empresas estão a interconectar-se com clientes, parceiros e fornecedores, de modo a acelerar a colaboração e a cocriação, bem como cumprir os compromissos de sustentabilidade.”