Empresa norte-americana transforma ar do deserto árabe em água engarrafada
Uma empresa de tecnologia do Arizona, nos Estados Unidos, decidiu transformar a humidade do ar do deserto árabe em água engarrafada, dada a dificuldade em obter água potável no local, de acordo com a agência ‘Bloomberg’.
A empresa, Zero Mass Water, vai utilizar energia renovável em vez dos combustíveis fósseis que abastecem muitas das instalações de dessalinização no Dubai e no resto dos Emirados Árabes Unidos.
O projecto pretende assim oferecer um modelo para que outras nações possam produzir água potável de forma mais sustentável e até estimular avanços agrícolas para melhorar a segurança alimentar.
«A fábrica de engarrafamento de água é movida a energia solar, as garrafas que utilizamos são recicláveis e as tampas são sustentáveis», explicou Samiullah Khan, director geral da IBV, uma outra empresa nos Emirados Árabes Unidos que vai comprar a água engarrafada. As tampas, por sua vez, serão feitas de bambu, segundo o responsável.
Esta tecnologia é usada em outros locais, contudo, a Zero Mass destaca-se pela sua dimensão, bem como pela intenção do projecto, que visa proteger o ambiente. A empresa estima produzir até 2,3 milhões de litros de água por ano, o equivalente a 607 mil garrafões, que é aproximadamente o volume de uma piscina olímpica.
A procura por água engarrafada é elevada nos Emirados Árabes Unidos. Em média bebem-se 127 litros de água por ano, o que coloca o país nos dez primeiros do mundo neste indicador, segundo a empresa de pesquisa de mercado ‘Euromonitor International’.
Depois deste projecto estar concluído, o próximo passo será utilizar a água na agricultura, de acordo com Cody Friesen, fundador da Zero Mass. «O próximo passo é realmente produzir água para o cultivo de tomates e outros produtos locais», afirmou citado pela ‘Bloomberg’.