Empresa de trotinetes VOI encerra negócio em Portugal
A empresa de trotinetes eléctricas VOI vai deixar negócio em Portugal. Menos de um ano depois de ter lançado operações no mercado português, a sueca justifica a decisão com «as actuais condições regulatórias e de mercado no país».
A startup sueca deixa ainda críticas ao modelo de regulação adoptado em Lisboa e reconhece a «desorganização» no negócio em Portugal, referindo que «Lisboa e os seus cidadãos beneficiariam da transição para um processo de licenciamento ou concurso de licenças». «Permitiria regular os operadores de micro-mobilidade através de requisitos e regulamentos, criando efectivamente condições equitativas de concorrência para um número limitado de operadores sérios que podem investir em Lisboa a longo prazo e ajudar a cidade a cumprir os seus objectivos de mobilidade e sustentabilidade», sublinha.
Durante as próximas semanas, a empresa irá recolher todas as trotineteas em Lisboa. «No futuro, concentraremos os nossos esforços e recursos em cidades onde as condições regulatórias nos permitam investir a longo prazo. Esperamos regressar a Lisboa no futuro, quando e se as condições mudarem», afirma.
Fundada em 2018 por Fredrik Hjelm, a Voi entrou no país em Dezembro do ano passado.