Empresa da Fidelidade atribui Prémio de Medicina do Trabalho a estudo científico sobre a primeira vacina contra a Covid-19 disponível em Portugal

A Academia Nacional de Medicina de Portugal (ANMP) e a Safemode, empresa da Fidelidade que oferece serviços de segurança e saúde no trabalho, concederam o Prémio de Medicina do Trabalho 2023 ao estudo científico sobre a primeira vacina contra a Covid-19 disponível em Portugal.

Este prémio, no valor de cinco mil euros, é atribuído trianualmente ao melhor estudo científico na área da Medicina do Trabalho, publicado no triénio anterior, e que tenha pelo menos um autor com nacionalidade de um país de língua oficial portuguesa.

Nesta primeira edição, o prémio foi atribuído ao estudo intitulado “Humoral response to the SARS-CoV-2 BNT162b2 mRNA vaccine: Real-world data from a large cohort of healthcare workers”, publicado em 2021 na revista científica internacional Vaccine. O estudo destacou-se pela sua qualidade e relevância, apresentando dados reais sobre a resposta humoral à vacina BNT162b2 entre profissionais de saúde em Portugal.

O júri desta edição foi composto por acadêmicos titulares, eméritos ou correspondentes da ANMP, especialistas em Medicina do Trabalho e/ou Saúde no Trabalho, e especialistas indicados pelo Colégio da Especialidade de Medicina do Trabalho da Ordem dos Médicos.

Além do prémio principal, o júri decidiu atribuir uma menção honrosa ao trabalho “Burnout in hospital healthcare workers after the second COVID-19 wave: Job tenure as a potential protective factor”, publicado em 2022 na revista Frontiers in Psychology. Este estudo abordou o esgotamento entre os profissionais de saúde hospitalar após a segunda onda da Covid-19, sugerindo a antiguidade no emprego como um possível fator de proteção.