Empresa ágil, empreendedora e com um crescimento sustentável: João Brás, Diretor-Geral da GROHE Portugal
Como é que caracteriza o Propósito da sua organização?
O propósito de uma organização é resumidamente a razão fundamental pela qual ela existe, é a sua essência e deve reflectir os seus valores e o impacto positivo que deseja causar na sociedade.
No caso da LIXIL o nosso propósito é: “Make Better Homes a reality for everyone, everywhere”. Queremos com isto dizer que estamos empenhados em tornar as condições de vida, relacionadas com a habitação, as melhores possíveis em qualquer parte do mundo, através de uma oferta diferenciada de produtos e serviços. Este propósito está assente em três pilares estratégicos e fundamentais para o desenvolvimento sustentável da sociedade e alinhados com alguns dos bjectivos gerais de sustentabilidade das Nações Unidas, nomeadamente: 1. Garantir Saneamento e Higiene global; 2. Conservação da Água e sustentabilidade Ambiental; e 3. Diversidade e Inclusão. Este propósito é o guia para todos os nossos colaboradores na tomada de decisões e que nos inspira para nos tornarmos numa empresa ágil, empreendedora e com um crescimento sustentável. As nossas pessoas são por esta razão os principais impulsionadores na criação de valor.
De forma simples os valores da nossa empresa são basicamente 3, ou seja, 1. Fazer o que está Certo, 2. Trabalhar com Res-
peito e 3. Experimentar e Aprender. Acreditamos que colocando em prática estes valores todos os dias, estamos mais próximos de concretizar o nosso propósito.
Em que medida é que esse Propósito se consegue alinhar com a sua visão pessoal como gestor?
Na minha opinião é crucial que a visão e os valores do gestor estejam alinhados com o propósito e valores da empresa, porque esse alinhamento permite criar um sentimento de identificação, unidade, colaboração e motivação em prol do objectivo comum.
Quando o propósito da empresa é claro e o gestor o compreende e acredita nele, as suas decisões e acções tendem a estar alinhadas com esse propósito e isso é fundamental para o sucesso da empresa, tornando-a mais forte, resiliente, inspiradora e capaz de gerar impacto positivo no mundo.
Enquanto pessoa e gestor, ter este alinhamento e identificação com o que faço no dia-a-dia na minha actividade profissional é crucial, porque influencia o nosso estado de espírito, porque nos motiva a atingir os nossos objectivos e através disso contagiar toda a organização para o bem comum. Identificarmo-nos com o que fazemos e sobretudo com a forma como fazemos (com design, qualidade, sustentabilidade e inovação) é essencial para o nosso bem-estar e orgulho pessoal e profissional.
De que forma o Propósito ajuda na atracção e retenção de talentos?
O propósito de uma empresa desempenha um papel crucial na atracção e retenção de talentos por duas razões principais:
1. Sentido de significado: colaboradores que se identificam com o propósito da empresa sentem que o seu trabalho tem um significado maior, que está para além do salário e dos benefícios. Esse sentimento de propósito motiva-os a estarem mais participativos, dedicados e motivados na realização das suas funções e a procurarem o seu desenvolvimento profissional dentro da própria empresa.
2. Alinhamento de valores: quando os valores pessoais dos colaboradores se alinham com o propósito da empresa, existe uma maior ligação à cultura organizacional, maior motivação e naturalmente maior compromisso.
Qual a ligação entre o Propósito da sua empresa e as suas iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade?
Como referido anteriormente o nosso propósito está alicerçado em três pilares estratégicos que fazem também parte dos objectivos de sustentabilidade definidos pelas Nações Unidas que são:
1. Garantir o saneamento e Higiene global,
2. Conservação da Água e sustentabilidade Ambiental e
3. Diversidade e Inclusão.
Na área do saneamento e higiene a LIXIL estima que cerca de 3,5 mil milhões de pessoas no mundo não têm acesso a serviços de saneamento de forma segura. Internamente definimos o objectivo de melhorar estas condições de saneamento e higiene a cerca de 100 milhões de pessoas até 2025, através da introdução de produtos sanitários inovadores com a nossa marca SATO e acessíveis a um grupo da população com baixos recursos.
No âmbito da conservação da água e a título de exemplo, promovemos a utilização racional da água em todas as áreas da empresa definindo como objectivo a redução de 20% do consumo de água até 2031. Na sustentabilidade ambiental, atingimos já na nossa unidade industrial de Albergaria, a certificação de neutralidade carbónica e cerca de 98% de todos os resíduos produzidos internamente são reciclados.
Desde o desenvolvimento de novos produtos até à produção dos mesmos obedecemos a critérios rígidos de utilização de recursos, economia circular e sustentabilidade.
Na área da diversidade e inclusão acreditamos que para atingirmos um crescimento sustentável é fundamental garantir uma abordagem centrada no cliente através de desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Neste âmbito é determinante promover a criação de ambientes multidisciplinares e inclusivos que permitam todos os nossos colaboradores demonstrarem o seu verdadeiro valor e potencial.