Empreendedorismo: 2ª edição da ISCTE-IUL MIT Portugal Venture Competition
É o maior concurso de empreendedorismo e inovação em Portugal. A Venture Competition envolve cerca de 1 milhão de euros em apoios financeiros.
A iniciativa vai premiar 4 projectos empresariais de base tecnológica com capacidade de inovação, que devem ser também comercialmente viáveis. O concurso vai contar com a parceria do Deshpande Center for Innovation, da Sloan Business School e da Caixa Capital (Caixa Geral de Depósitos). Tem como base o “MIT $100k”, que existe há 20 anos e que tem distinguido vários projectos nos Estados Unidos.
É o segundo ano consecutivo que o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e o MIT Portugal (que existe desde Outubro de 2006) se reúnem para a organização deste concurso. O principal objectivo é identificar as melhores soluções tecnológicas e atribuir-lhes projecção internacional.
O capital abrangido para os prémios financeiros chega a um total de um milhão de euros, metade na fase de selecção e o restante posteriormente. O valor é distribuído por 4 prémios, de 100 mil € cada. Podem ser duplicados no período de execução (que dura cerca de 3 anos). Todos os semi-finalistas do concurso vão receber mais de 100 horas de formação intensiva em empreendedorismo, inovação e estratégias de Go-to-Market nas instituições parceiras, entre outros apoios.
São quatros as áreas a concurso: ciências naturais e da vida; energias sustentáveis e meios de transporte; tecnologias de informação e internet; outros serviços e produtos.
O período de submissão das candidaturas começa hoje, a partir do site do concurso. Esta fase termina a 15 de Maio de 2011. Os projectos podem partir de indivíduos, Politécnicos e Universidades e outras instituições, públicas ou privadas, bem como start-ups até cinco anos com propostas de valor para mercados globais. Os candidatos estrangeiros podem também participar, desde que os seus projectos tenham pretensões de abrangência a mercados globais. A iniciativa termina a 17 de Novembro.