Embate de titãs da aviação: Boeing tem “annus horribilis” e vê Airbus superar em capitalização 

O ano de 2024 representa um verdadeiro “annus horribilis” para a Boeing, com a empresa norte-americana a ver sua capitalização de mercado a ser superada de forma consistente pela sua rival europeia, a Airbus. Este é um marco notável na história da companhia, que nunca antes enfrentou uma pressão tão intensa por parte do seu concorrente.

Ao longo de quase 200 sessões de negociação este ano, a Airbus conseguiu não apenas vencer a Boeing em valor de mercado, como também manteve essa vantagem durante 170 delas. O fraco desempenho das ações da Boeing, que já viu mais de 40% do seu valor evaporar, é um fator-chave para essa mudança, revela o ‘elEconomista’.

Os analistas têm se mostrado cada vez mais pessimistas em relação à empresa, com quase 10% deles a recomentar a venda das suas ações, um aumento significativo em relação ao início do ano.

Os problemas de segurança que a Boeing enfrenta, incluindo a recente paragem de todos os seus modelos 737 MAX nos EUA após um incidente grave, agravam ainda mais a situação. Além disso, a greve dos trabalhadores, que rejeitaram um aumento salarial de 25% em quatro anos, representa um novo desafio para a empresa, recordando a greve de 2008 que paralisou a produção e custou cerca de 100 milhões de dólares por dia.

Em contrapartida, as ações da Airbus apenas perderam 8% no mercado este ano, e a maioria dos analistas considera-as mais atrativas do que as da Boeing. A empresa europeia vê um crescimento projetado semelhante ao da Boeing, mas com uma confiança de mercado que a favorece, com 76% dos especialistas a recomendarem a compra das suas ações.

 

Ler Mais



Comentários
Loading...