EMA e CDC europeu alertam para aumento de casos de Covid-19, gripe e vírus sincicial respiratório nos próximos meses e apelam à vacinação

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e o Centro Europeu de Controlo e Doenças (ECDC) alertaram esta quinta-feira para o expectável aumento do número de casos de infeção por vírus respiratórios, como a Covid-19, a gripe e o vírus sincicial respiratório (VSR) e sublinharam a importância da vacinação para proteger as populações.

Em conferência de imprensa conjunta, a diretora do ECDC, Andrea Ammon, começou por alertar que “em breve veremos a chegada do outono e inverno, onde antecipamos a ressurgência da gripe e do vírus sincicial respiratório”, ao mesmo tempo que já se verificam “aumentos na transmissão do SARS-CoV-2 na UE”, antecipando que “estes vírus circularão em conjunto nos próximos meses”.

O aumento de casos de Covid-19 é justificado por estas autoridades de saúde devido à retoma das viagens e grandes concentrações populacionais durante os meses de verão, associado à redução da imunidade após um período de baixa circulação do vírus.

Sobre o VSR, a responsável do ECDC apontou que “no outono passado, assistimos a um grande número de infeções entre os muito jovens e os muito idosos. Agora temos duas vacinas e um medicamento para proteger adultos com 60 ou mais anos, recém-nascidos e crianças”, assegurando que “a Covid-19, a gripe e o VSR continuam a ser desafios significativos de saúde pública.”

“As pessoas que pertencem às categorias de risco e que estão em situação de vulnerabilidade devem vacinar-se”, explicou, salientando que a “vacinação é a forma mais eficaz de prevenir infeções e proteger contra doenças graves e hospitalização”. “É preciso agir já para minimizar o fardo esperado”, finalizou.