Em plena tensão com Israel, Irão exibe mísseis, drones e tanques em desfiles militares

O Irão exibiu as suas Forças Armadas em desfiles por todo o país nesta quarta-feira, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Exército. Estes desfiles ocorrem num contexto de crescentes tensões com Israel, após o ataque com centenas de mísseis e drones no passado sábado.

Em desfiles realizados nas capitais provinciais e em Teerão, foram destacadas as forças terrestres, vários tipos de drones, tanques e mísseis Fatah 360, Qader e Qader de curto e médio alcance, entre outros equipamentos.

Durante um discurso em Teerão, Ebrahim Raisí, presidente do Irão, voltou a elogiar o ataque do passado sábado contra Israel, realizado em retaliação ao bombardeamento do consulado iraniano em Damasco no dia 1 de abril. “A ‘Operação Promessa Verdadeira’ desmantelou a imagem de invencibilidade de Israel e mostrou que o seu poder é como uma teia de aranha”, declarou Raisí, ladeado pela liderança das Forças Armadas iranianas.

Em relação a possíveis represálias de Israel, Raisí afirmou que “para os Estados Unidos, a opção militar não está em cima da mesa”, sublinhando a “autoridade das nossas Forças Armadas”.

Raisí também destacou que o ataque de sábado foi “limitado” e que poderia ter sido mais abrangente. “A ‘Operação Promessa Verdadeira’ foi uma ação limitada e não integral. Se fosse uma ação em grande escala, teriam visto que não restaria nada do regime sionista (Israel)”, assegurou o presidente iraniano.

O líder iraniano reiterou ainda as suas advertências a Telavive: “Se o regime sionista cometer a mais pequena agressão no nosso território, receberá uma resposta feroz e severa”.

Perante o possível cenário de uma resposta israelita ao ataque de sábado, os líderes iranianos têm intensificado as suas advertências contra Israel e países ocidentais. Simultaneamente, os Estados Unidos e a União Europeia estão a considerar impor novas sanções ao Irão pelo ataque sem precedentes contra o Estado judaico.

Ler Mais