Em contagem decrescente: entrega das declarações de IRS começa já na próxima semana
A época de maior dor de cabeça para as famílias portuguesas vai começar na sexta-feira da próxima semana. Estamos obviamente a falar da entrega da declaração anual de IRS que este ano volta a estender-se por três meses, entre dia 1 de abril e 30 de junho.
Este prazo é válido para todos os contribuintes, independentemente da categoria de rendimento (ser pensionista, trabalhador por conta de outrem, trabalhador a recibos verdes ou apresentar outros rendimentos).
A grande maioria dos contribuintes que auferem rendimentos provenientes de pensões, trabalho por conta de outrem e recibos verdes, têm a vida mais simplificada. Os mesmos têm à sua disposição a entrega automática de IRS.
No caso de não estar abrangido, tem de entregar a declaração do Modelo 3 de IRS (categoria A ou H).
Desde 2008 que só é possível proceder à entrega da declaração de IRS por via eletrónica, sendo, para tal, necessário que o contribuinte possua uma senha de acesso ao Portal das Finanças.
Com o objetivo de tornar mais cómodo e rápido o processo de entrega da declaração anual de rendimentos, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem vindo a introduzir, ano após ano, novos procedimentos e funcionalidades que prometem diminuir (ainda mais) o esforço e tempo despendido com a entrega do IRS.
Este ano não é exceção e a AT disponibilizou um guia que o vai ajudar passo a passo a preencher sem erros a sua declaração anual. Consulte aqui as dicas do Fisco.
Não tem internet ou computador? saiba como pedir ajuda
Se for necessário recorrer ao apoio à realização deste procedimento por via da deslocação ‘física’ a um Serviço de Finanças, Espaço do Cidadão ou Junta de Freguesia, a AT recomenda que os contribuintes contactem primeiro os serviços para marcar dia e hora.
Pode fazê-lo através do Centro de Atendimento Telefónico (217 206 707).
A AT relembra ainda que, para a entrega da modelo 3 de IRS, é necessário que todos os elementos do agregado familiar disponham da senha de acesso ao Portal das Finanças.