Elon Musk revela preço e data de chegada do robô humanoide que ‘vai tirar os nossos empregos’

Aos poucos, a adoção de robôs nos locais de trabalho vai ganhando expressão – em fábricas e locais onde as tarefas são repetitivas, simples e automatizadas, a sua implementação está muito avançada -, mas o objetivo da tecnologia é fazer com que o ser humano deixe de lado os trabalhos físicos e se concentre apenas nos mais criativos.

Para isso, é necessário que os robôs que pretendem substituir-nos sejam capazes de replicar essas tarefas como um humano: um dos requisitos essenciais é que se assemelhem fisicamente às pessoas para poder replicar as suas tarefas.

Existem muitas empresas que realizam projetos deste tipo, mas sem dúvida uma das mais notáveis ​​é a Tesla. com o seu robô humanoide ‘Optimus’. No final de dezembro último, a empresa e Elon Musk apresentaram as novidades do ‘Optimus Gen 2’, a segunda geração deste robô, onde deixaram duas grandes questões sem resposta: o preço e a data de lançamento.

No entanto, conforme indica o portal ‘IXBT’, durante uma recente reunião de acionistas da empresa de automóveis elétricos foram enfatizados estes aspetos que ficaram no ar – terá sido o próprio Musk quem lançou mais luz sobre este projeto, informando os acionistas presentes que o Optimus Gen 2 terá um preço inicial entre 10 e 20 mil dólares.

Acredita-se que o preço possa variar de acordo com as capacidades e virtudes de cada modelo, onde o mais caro terá um leque maior de competências, que, como Musk já anunciou na sua apresentação, estarão focadas em revolucionar o mercado de trabalho.

Ao mesmo tempo, o CEO da Tesla explicou que os robôs começarão a ser vendidos entre 2028 e 2030, depois de garantir que a empresa já tinha até dois modelos Optimus a trabalhar de forma autónoma numa das suas fábricas.

Ler Mais