Eleições primárias republicanas no distrito de Columbia: Nikki Haley tem rara oportunidade de bater Trump

Termina este domingo a votação nas primárias republicanas do distrito de Columbia, que alberga a capital dos Estados Unidos, Washington DC – esta pode ser a melhor oportunidade para a ex-embaixadora da ONU, Nikki Haley, obter uma vitória numa disputa pela nomeação presidencial frente ao ex-presidente Donald Trump, salientou o jornal americano ‘ABC News’.

As eleições antecedem a ‘Super Terça’, dia em que 15 estados vão realizar as eleições primárias – é o maior dia do calendário primário.

Em jogo em Washington estão os 19 delegados da cidade à Convenção Nacional Republicana deste verão, onde o candidato indicado pelo partido será oficialmente coroado. Haley, ex-governadora da Carolina do Sul, prometeu permanecer na disputa depois de perder as primárias de seu estado natal no último sábado.

Trump venceu as primárias incontestadamente em Washington DC durante a sua candidatura à reeleição em 2020, mas ficou num distante 3º lugar quatro anos antes, atrás do senador Marco Rubio, da Flórida, e do ex-governador de Ohio, John Kasich. A vitória de Rubio foi uma das três da sua candidatura mal-sucedida em 2016.

Washington é uma das jurisdições mais fortemente democráticas do país. O democrata Joe Biden venceu o distrito nas eleições gerais de 2020 com 92% dos votos.

A votos, além de Haley e Trump, estarão o empresário da Flórida David Stuckenberg e os ex-candidatos Ryan Binkley, Doug Burgum, Chris Christie, Ron DeSantis e Vivek Ramaswamy.

Todos os 19 delegados republicanos de Washington serão concedidos ao candidato que obtiver mais de 50% dos votos nas primárias. Se nenhum candidato obtiver a maioria de votos, os delegados serão alocados proporcionalmente à votação primária geral. Os candidatos devem receber pelo menos 15% dos votos para se qualificarem para delegados.

A 31 de janeiro, havia cerca de 23 mil republicanos registados na cidade. A participação na maioria das primárias republicanas do distrito tende a ser relativamente baixa. Na votação presidencial do partido em 2016, foram emitidos pouco mais de 2.800 votos. Cerca de 5.100 votos foram expressos nas primárias de 2012 e 6.200 nas primárias de 2008.

A partir deste domingo, faltarão 134 dias para a Convenção Nacional Republicana em Milwaukee e 247 para as eleições gerais de novembro.

Ler Mais