Eleições nos EUA: Biden ganha vantagem de 13 pontos em relação a Trump

Joe Biden, antigo vice-presidente dos Estados Unidos da América, está cada vez mais perto de garantir a nomeação democrata como candidato à presidência do país. De acordo com uma sondagem da Ipsos para a “Reuters”, Biden tem uma vantagem de 13 pontos em relação a Donald Trump.

Segundo a consulta popular, elaborada entre 10 e 16 de Junho, 48% dos eleitores recenseados revelaram que apoiariam Biden nas eleições de 3 de Novembro, contra 35%, do lado de Trump.

Entre os adultos norte-americanos, 57% desaprovam a presidência de Donald Trump, que reúne apenas 38% das preferências. Este é o índice de aprovação mais baixo desde Novembro, quando o Congresso conduziu um inquérito de impeachment a Trump.

Uma sondagem semelhante do canal norte-americano “CNN”, divulgada início deste mês, mostrou Biden com uma vantagem de 14 pontos.

Num claro sinal de aviso para Trump, a sua própria base de apoio parece estar a diminuir. A aprovação do actual Presidente junto dos republicanos diminuiu 13 pontos de Março a Junho, numa altura em que o país não só se vê confrontado com uma escalada dos casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus como pelos protestos contra a morte do afro-americano George Floyd às mãos das autoridades norte-americanas.

Desde o início da pandemia, os Estados Unidos registam, pelo menos, mais de 116 mil óbitos associados à Covid-19 e 2,1 milhões de infectados. Mais de metade dos americanos (55%), do universo de inquiridos pela “Reuters”, desaprovam as atitudes de Trump.

Ainda assim, 43% dos eleitores defendem que Trump é um melhor gestor da economia do que Biden.

A sondagem “Reuters”/Ipsos foi realizada online, em inglês, em todos os Estados Unidos. Recolheu respostas de 4.426 adultos americanos, incluindo 2.047 democratas e 1.593 republicanos.

Já uma sondagem da Change Research, elaborada para a “CNBC”, dá uma vantagem a Biden em seis Estados: Arizona (Biden 45%, Trump 44%), Florida (Biden 50%, Trump 43%), Michigan (Biden 47%, Trump 45%), Carolina do Norte (Biden 47%, Trump 45%), Pensilvânia (Biden 49%, Trump 46%) e Wisconsin (Biden 48%, Trump 44%).

Esta consulta popular recolheu respostas de 2.408 eleitores nos seis estados entre 12 e 14 de Junho.

*Notícia actualizada com mais informação às 17:23

Ler Mais





Comentários
Loading...