Eleições EUA: Serviços secretos alertam para a ‘expectável’ escalada das ameaças extremistas

As autoridades de segurança dos Estados Unidos alertam que os “extremistas violentos” constituem uma ameaça às eleições presidenciais do próximo dia 3 de novembro.

De acordo com a agência Reuters, um oficial afirmou que as crescentes tensões políticas, agitação civil e campanhas de desinformação têm sido uma grande preocupação.

Os memorandos do FBI e do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) apontam que as ameaças de extremistas a alvos relacionados com as eleições vão, provavelmente, aumentar no período que antecede as eleições.

Grande parte destes avisos têm permanecido, até agora, nos fóruns internos, no entanto, o Gabinete de Segurança Interna de New Jersey decidiu destacar publicamente a “ameaça” num relatório divulgado na semana passada.

A caminhar a passos largos para as eleições presidenciais, os EUA têm enfrentado ondas de protestos, sobretudo nos últimos meses, sobre injustiça racial e brutalidade policial, os quais levaram a confrontos violentos, inclusive entre facções extremistas de esquerda e de direita.

Os Estados Unidos estão assim a lutar contra a pandemia do novo coronavírus, o elevado desemprego e uma eleição presidencial numa clima político polarizado. E ainda recentemente o Presidente Donald Trump recusou comprometer-se com uma transferência pacífica de poder, caso perdesse as eleições para o rival democrata Joe Biden.

Ler Mais





Comentários
Loading...