Eleições em França: candidatos têm até hoje para confirmar candidatura para a 2ª volta. Saiba porquê

Os apurados para a segunda volta das eleições legislativas em França têm até esta terça-feira para confirmar a sua candidatura à 2ª volta ou desistir.

O partido de extrema-direita, a Frente Nacional (Rassemblement National) foi o mais voltado, com 33,1% dos votos, seguido da aliança de esquerda ‘Nova Frente Popular’ com 28%. Já a lista presidencial ‘Ensemble’ de Macron obteve 20%, a direita e os republicanos ficaram-se pelos 6,7 %, indicou o Ministério francês do Interior.

Estas eleições foram marcadas por uma elevada participação eleitoral, estimada em 67,5%, a mais elevada desde 1997. Uma participação que, segundo vários especialistas, beneficiou os três blocos sem qualquer distinção real.

O ‘Ensemble’, partido do presidente de França, Emmanuel Macron, já anunciou que irá retirar da 2ª volta das eleições para a Assembleia Nacional, a Caixa Baixa do Parlamento, todos os candidatos que ficaram em 3º lugar na 1ª volta, realizada no último domingo.

Jean Luc Mélenchon, líder da coligação de esquerda, também já afirmou ter orientado os seus candidatos que ficaram em 3º retirem suas candidaturas no 2º turno. “Nem um voto, nem mais uma cadeira para o RN”, argumentou, citado pelo jornal francês ‘Le Monde’

A secretária de Estado e da Cidade, Sabrina Agresti-Roubache, foi a primeira integrante do Governo a anunciar sua desistência, depois de ter ficado em 3º lugar em Marselha.

Ler Mais