Eleições em Espanha: Pedro Sánchez apresenta-se como vencedor e diz que pretende governar “mais quatro anos”

Pedro Sánchez, líder do PSOE, ficou em segundo lugar nas eleições espanholas de há duas semanas, publicou esta segunda-feira um vídeo no Twitter onde parece apresentar-se como vencedor do sufrágio, no qual diz estar a planear “continuar a avançar durante mais quatro anos”, dando a entender que irá liderar o Governo espanhol.

“Os que propõem a revogação e o retrocesso não são maioria e, portanto, a Espanha pode continuar a crescer” sustenta Sánchez no vídeo, dizendo que a “dupla PP e [o partido mais votado] e Vox” foi derrotada nas urnas apesar de “intensa propaganda” contra ele e contra o partido.

O líder do PSOE aproveitou para ‘piscar o olho’ a possíveis acordos que permitam a governação a outros partidos que não alinhem com o PP e Vox. “Estou convencido de que existe uma ampla maioria social para continuar a avançar. Cabe agora traduzir essa maioria social numa maioria parlamentar e no Congresso de Deputados”, diz, acreditando que a maioria em causa “pode até sem ampliada para incluir também pessoas que se distanciaram do governo progressista devido ao cansaço desses anos difíceis”

“É tempo de reforçar o nosso Estado-providência. É tempo de continuar a reconstruir a coesão política, social e territorial”, sustenta Sánchez no vídeo, recordando problemas enfrentados na sua anterior legislatura, como a pandemia, a guerra na Ucrânia ” e outros contratempos e calamidades”.

Numa carta enviada a Alberto Núñez Feijóo no passado domingo, Sánchez já de dava como vencedor, recordando que quem governa não é o líder do partido com mais votos na urnas, mas sim o com maior apoio no Congresso.

Para que chegue novamente a primeiro-ministro, Sánchez tem apenas pela frente recorde-se, um voto favorável à governação do Jutx pela Catalunha, o partido do fugitivo Carles Puigdemont.

Ler Mais