El Salvador usa energia dos vulcões para minerar Bitcoin
El Salvador extraiu 0,00599179 bitcoin, cerca de 231,99 euros (269 dólares), a partir de energia geotérmica de um vulcão, segundo a ‘CNBC’.
A notícia foi dada a conhecer pelo próprio Presidente, Nayib Bukele, que no Twitter classificou o acontecimento como a viagem inaugural do país para a mineração de bitcoin a partir de um vulcão.
Na terça-feira, Bukele publicou um vídeo que incluía fotos de um contentor marítimo do governo com plataformas de mineração de bitcoin, técnicos a instalar e a ligar mineradores ASIC, bem como antenas panorâmicas de uma fábrica de energia numa floresta, que faz fronteira com um vulcão.
Caso se confirme que o país da América Central está a cunhar moeda nova, Bukele estará a cumpriu uma promessa feita em junho, quando disse que havia instruído a estatal de eletricidade geotérmica LaGeo SA de CV a “colocar um plano para oferecer instalações para mineração de Bitcoin com energia muito barata, 100% limpa, 100% renovável e com emissões zero dos vulcões” do país.
Na mesma publicação feita esta sexta-feira, o Presidente de El Salvador refere que o projeto de mineração ainda está em curso e que estão em processo de “teste e instalação” de novos equipamentos de mineração.
El Salvador introduziu a bitcoin oficialmente no dia 7 de setembro, concretizando um dos principais projetos económicos de Nayib Bukele.
Com a adoção da Lei da Bitcoin, o país passou a aceitar a criptomoeda mais cotada do mundo nos mesmos moldes que aceita o dólar norte-americano.