EDP Renováveis fecha contrato com a Wallmart para fornecimento de energia durante 15 anos e vai criar 300 empregos

A EDP Renewables North America LLC e a Walmart Inc. assinaram um novo acordo (PPA) para o fornecimento de energia durante 15 anos que será produzida por um projeto solar de 250 MWp (180 MWac) que está a ser desenvolvido no Texas, nos Estados Unidos.

A Wallmart vai ficar com 225 MWp (162 MWac), e complementa os restantes contratos corporativos de compra de energia que a norte-americana já tem com a EDPR e que, agora, chegam aos 395 MW em energia solar e eólica de larga escala e cerca de 50 MWp em energia solar distribuída.

O novo projeto terá capacidade que seria suficiente para fornecer anualmente o equivalente a mais de 27 mil casas do Texas e contribui com benefícios económicos significativos para a região, através de pagamentos a proprietários de terras.

Ao longo da vida útil deste projeto, que será de várias dezenas de anos, estima-se também o investimento de cerca de 39 milhões de euros em projetos locais, beneficiando escolas, infraestruturas locais e outros serviços públicos.

“Este projeto com a EDPR baseia-se na nossa colaboração de longo prazo e está alinhado com os esforços da Walmart para aumentar a capacidade de energia limpa e para ajudar os nossos clientes e comunidades a poupar dinheiro e a viver melhor”, afirmou Frank Palladino, Vice-Presidente de Estratégia de Energias Renováveis da Walmart, sublinhando que este projeto vai trazer benefícios económicos significativos às comunidades locais, incluindo a criação de 300 empregos durante a sua construção.

Por sua vez, Sandhya Ganapathy, Chief Operating Officer da EDP Renováveis na América do Norte, sublinha que “a Walmart tem demonstrado uma liderança significativa na promoção da gestão ambiental local e no apoio às economias das comunidades dos seus colaboradores e clientes. A EDPR NA tem orgulho em associar-se à Walmart para ajudar a cumprir o seu propósito de ajudar as pessoas a poupar dinheiro e a viver melhor, uma visão alinhada com o nosso objetivo de reduzir o gasto das famílias e melhorar a qualidade de vida das comunidades que servimos, enquanto reduzimos a nossa pegada de carbono global”.

Desde 2018, a Walmart tem trabalhado com a EDP Renováveis em projetos de produção de eletricidade renovável de larga escala como de geração distribuída. Em larga escala, a Walmart compra energia dos parques eólicos Bright Stalk e Harvest Ridge, que a EDPR desenvolveu no Estado do Illinois, bem como do parque eólico Headwaters II, no Estado do Indiana.

No total, o volume de aquisições de PPA fechados entre as duas empresas seria suficiente para alimentar mais de 68 mil casas.

Ler Mais